top of page

14° Virtuosi em Gravatá


Há 14 anos que o Festival de música clássica Virtuosi acontece em Gravatá e cada edição traz novas e emocionantes reações do público. O evento conta com o patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer - SECTURCEL.


A noite de estreia foi na terça (30), na Igreja Matriz de Sant’Ana, com apresentação memorável da Orquestra Jovem de Pernambuco, regida pelo maestro Nilson Galvão, acompanhada no primeiro momento pela interpretação de Rafaell Altino, na viola, e em seguida por Leonardo Altino, no cello, com ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi e Piazzolla. Uma curiosidade é que ambas foram escritas para violino, mas foram executadas pela viola e pelo violoncelo, uma proeza dos artistas.


A pianista Ana Lúcia Altino, que este ano está comemorando 80 anos de vida e arte, é fundadora e diretora musical do Virtuosi. Ela fala sobre o incentivo da prefeitura em mais uma edição do evento e o que o público pode esperar nos próximos dias do festival. “Dessa vez a gente resolveu comemorar meu aniversário aqui e Gravatá é o lugar ideal para eu celebrar minha vida, meu tempo de música, tudo o que eu fiz e o sábado, quando terminar o festival, porque a gente tem as peças sérias, vamos dizer assim, vamos celebrar em família, não toda, porque minha família tem 27 pessoas, mas vão estar aqui 17 deles. Um compositor amigo nosso, o paraibano Marcílio Onofre, fez uma obra para mim, chamada ‘Ana 80’ e vou tocar com todos os netos, filhos, genro, nora e espero que o público cante junto. Vai ser uma festa. Todo mundo que vem para cá sai super feliz, com o calor que a gente é recebido aqui. A gente leva a música, é muito bom, a gente tem o público cheio, mas para você fazer música, chegar aqui nesse palco e tocar a gente tem que ter dinheiro, a gente não pode fazer nada de graça porque as pessoas fazem nada de graça, você tem que pagar fornecedores, uma série de coisas e o apoio da prefeitura é fundamental. Sem ele a gente não faria nada”.


Marllon Lima, secretário da SECTURCEL de Gravatá, esteve presente na noite de estreia. “Abertura de mais um Virtuosi, 14ª edição já aqui em Gravatá, a gente já agradece a toda equipe, em nome de dona Ana Altino, sejam sempre muito bem-vindos a Gravatá e o público cativo de fato. Já tem aquelas pessoas que aguardam ansiosamente o mês de julho, festival de música clássica, sai daqui da igreja, vai num restaurante, comer fondue, tomar um bom vinho. Essa é a programação de inverno daqui, bem recheada, tivemos um mês de julho cheio de atividade, iniciando hoje o Virtuosi até o sábado, dia 03, e já aproveito para convidar todo mundo, para o Tardes no Polo no sábado (03), com festival de chocolates, vinhos e queijos. Venham para Gravatá, muita coisa boa para curtir aqui no friozinho da Serra”.


As apresentações do 14º Festival Virtuosi são gratuitas e seguem até o sábado (03), sempre às 19h30, na Igreja Matriz de Sant’Ana.


Próximos dias da programação do 14º Festival Virtuosi Gravatá:


31.07 (quarta-feira), às 19h30 RECITAL

LUIS FELIPE DE OLIVEIRA, piano


01.08 (quinta-feira), às 19h30 RECITAL

ADAM MAREC, violão

Participação de Rafaell Altino, viola


02.08 (sexta-feira), às 19h30 MÚSICA DE CÂMARA

SOH-HYUN PARK ALTINO, violino

ANA LÚCIA ALTINO, piano

RAFAELL ALTINO, viola

LEONARDO ALTINO, cello

ADAM MAREC, violão


03.08 (sábado), às 19h30

CELEBRAÇÃO 80 ANOS DE ANA LÚCIA ALTINO

SOH-HYUN PARK ALTINO, violino

ANA LÚCIA ALTINO, piano

DAVID ALTINO, piano

LANA GARCIA, piano

RAFAELL ALTINO, viola

LEONARDO ALTINO, cello, e mais.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)








Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page