top of page

1º Fórum Turismo Noronha reuniu o trade turístico


Bastante prestigiado e com inscrições esgotadas, o 1° Fórum Turismo Noronha (FTN) aconteceu nesta quinta-feira (11), no Forte Noronha, para apresentar as tendências nacionais e mundiais, bem como o plano de marketing, com o objetivo de fomentar o turismo no arquipélago nos próximos meses e anos. O evento contou com a participação da administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, representantes do trade turístico local, autoridades, gestores de companhias aéreas e demais convidados.


O Fórum teve início às 14h, com apresentação do superintendente de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha, André Portela, e dos presidentes do Conselho Noronhense de Turismo (Contur) e da Empetur, Hayrton Almeida e Eduardo Loyo, respectivamente. Em seguida houve a abertura oficial do evento com a administradora da ilha. Ela falou sobre a iniciativa de promover o evento pela primeira vez como forma de incentivar ações que melhorem o turismo no arquipélago.


Para Thallyta Figuerôa, o fato de todas as vagas disponíveis do Fórum terem sido preenchidas só demonstra que as pessoas estão apostando no trabalho em conjunto entre a Administração e os diversos agentes que promovem e atuam no turismo do arquipélago.


“O Fórum foi o momento de discutir estrategicamente o que pretendemos trazer e resgatar para o turismo de Noronha. Então, a partir daqui, teremos decisões mais estratégicas, com o olhar amplo, para que a gente possa construir ações consolidadas para o turismo de Fernando de Noronha.” Logo depois da fala de Thallyta, a artista Dayane Santos se apresentou cantando o hino de Fernando de Noronha.


O ciclo de debates iniciou com André Portela, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes do distrito. Ele proferiu a primeira palestra do dia, que teve como tema “A vocação turística”. Na ocasião, ele explicitou sobre aspectos que podem ser aperfeiçoados para a elevar o potencial de Noronha, tanto para moradores quanto para turistas.


Ele promoveu ainda outros quatro painéis: “DTI – Destino de Turismo Inteligente”, “A importância da unidade”, “Divulgação certeira para a nossa ilha” e “Chegada ao paraíso”, mostrando exemplos de sucesso realizados por outros destinos turísticos no mundo. O gestor destacou ainda o acesso e chegada à ilha, precificação, melhor período para viajar ao arquipélago e melhor época para venda de pacotes, entre outros assuntos.


“Para nós foi um momento especial realizar um Fórum desse para uma ilha que vive exclusivamente do turismo. Reunimos os principais representantes do trade turístico, presidentes e diretores das companhias aéreas para debater o melhor para o futuro de Fernando de Noronha”, destacou André Portela.


Eduardo Loyo, presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), disse que participar do Fórum foi importante para mostrar o que a Empetur está levando de novidade para a ilha, em conjunto com a Secretaria de Turismo, a exemplo de participações em eventos e cooperando com ações que a Administração vai fazer para melhorar e gerar o debate positivo.


“Queremos trazer união para podermos alavancar o turismo em Fernando de Noronha da melhor forma possível, mostrando, principalmente, que a ilha sempre esteve aberta e que os voos ATR são mais seguros do que os aviões a jato, comerciais. Além disso, Noronha tem muito mais coisas a mostrar do que apenas sol e mar. Foi isso que apresentamos no Fórum, e ainda a campanha que o Governo do Pernambuco está fazendo em prol do turismo da ilha”, disse Eduardo.


Durante o evento também aconteceram diversos momentos de interação com a plateia e debates com perguntas e respostas. Um dos presentes, Nino Lehnemann, presidente das locadoras de veículos da ilha e da Assembleia Popular Noronhense (APN), aprovou a realização do Fórum Turismo Noronha.


“Foi bastante interessante. A gente espera ter um incremento no turismo através da união entre as companhias aéreas e o pessoal ligado ao setor turístico. Que verifiquem todos os anseios das pessoas que trabalham com o turismo na ilha. Precisamos das empresas aéreas ofertando passagens mais baratas, agências criando e possibilitando melhores vendas. Enfim, poder debater sobre o turismo dentro de Fernando de Noronha é maravilhoso, até porque você traz para cá o público que trabalha com o arquipélago em outros locais”, pontuou.


Vários temas importantes também foram debatidos no evento como forma de fortalecer o destino, a exemplo dos tópicos “Harmonia turismo & meio ambiente”, promovido por representantes do ICMBio; Laboratório de Economia Circular (Lab Noronha), com Luciana e Sérgio Xavier; “Convention Visitor Bureau”, com Eduardo Tibúrtius (presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas), e “Planejamento de marketing”, ministrado pelo presidente da Empetur, Eduardo Loyo. Ainda houve as participações de Cândida Jucá, do Sebrae de Noronha; Vitor Silva, gerente-geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas; Lígia Sato, coordenadora Sênior de Relações Institucionais na Latam Airlines Brasil, e Paula Limongi, do Forte Noronha.


"A importância desse fórum para nós é que Noronha seja reconhecida, de fato, como um destino de ecoturismo. Que as belezas da ilha sejam reconhecidas com essa visão”, disse Amanda Rocca, presidente da Associação de Condutores de Visitantes (Acitur).


Já Edna Moura, presidente da Associação de Receptivos e da empresa Atalaia, espera que toda a comunidade possa, a partir do Fórum, pensar no futuro. “Quais ações podem implementar o turismo e melhorar os serviços? Tudo o que traga a boa visão para a ilha, que expanda, e traga boas notícias. Cada um da ilha pode propagar também as coisas boas que Noronha oferece e não ficar propagando notícias negativas.”


Ainda durante o evento, O CEO da Voepass, Eduardo Busch, anunciou que a empresa vai implantar mais duas operações da companhia no início de julho, com voos saindo de Natal e de Fortaleza, estimulando os turistas do Nordeste a visitarem a ilha. Os bilhetes devem começar a ser vendidos na próxima semana.


Na ocasião também foi apresentada a primeira placa de sinalização turística, totalmente reformulada, com informações sobre a ilha. "A placa faz parte de um novo conjunto de sinalizações que vão ser colocadas em diversos pontos de Noronha para os turistas poderem conhecer um pouco mais sobre a história do arquipélago", afirmou a administradora.


O Fórum Noronha Turismo terminou à noite com um coquetel de encerramento para os convidados e inscritos.


Fotos: Ray Evllyn






bottom of page