top of page

Dicas de saúde bucal

Olha ai pessoal, uma super dica sobre saúde bucal com Dra Liana Leite, cirurgiã dentista e especialista em endodontia.

ENDOCARDITE BACTERIANA

A Endocardite Bacteriana é um processo infeccioso no qual as bactérias chegam e se alojam na superfície do endocárdio, por meio da corrente sanguínea, causando uma bacteremia transitória.

A bacteremia pode ser assintomática, quando a defesa do indivíduo destrói os micro-organismos, antes de estes causarem algum dano. Mas apresentar manifestações clínicas quando há a ação destes micro-organismos, como nos casos de idade avançada, imunossupressão, diabetes, dependência de álcool e outras drogas.

Procedimentos odontológicos são responsáveis por aproximadamente 40% dos casos de endocardite bacteriana. Procedimentos odontológicos que envolvem manipulação de tecido gengival ou região periapical, ou perfuração da mucosa bucal, tais como exodontia simples ou múltiplas, raspagem periodontal, anestesia intra-ligamentar, são considerados favoráveis a bacteremia e endocardite bacteriana. Pacientes com condições cardíacas de alto risco, como histórico prévio de endocardite infecciosa, válvulas cardíacas protéticas ou material protético usado para reparo de válvulas cardíacas e outros, devem receber a profilaxia antibiótica.

Portanto, é de grande importância que cirurgião-dentista oriente o paciente com risco cardíaco quanto aos hábitos de higiene bucal e prevenção das doenças, pois a presença de algumas afecções bucais, como a doença periodontal, pode aumentar o risco de bacteremia associada a hábitos diários do paciente, como a escovação, o uso do fio dental e a mastigação. E a troca de informações com o médico cardiologista é imprescindível para que ele possa estabelecer e esclarecer o grau de risco da condição cardíaca.

Dra Liana Leite atende na Uniclínica em Gravatá. (81) 3533-6218

bottom of page