top of page

Falando em Arquitetura com Vera Almeida

Como Identificar um Bom Terreno

Olá! Pessoal,

Hoje falaremos do início da construção do seu sonho. Para que ele seja realizado, é fundamental identificar uma boa base para ergue-lo, ou seja, um bom terreno.

Pode parecer simples, mas algumas características influenciam diretamente no orçamento e no resultado da sua construção.

Então, a primeira dica é escolher a topografia, você quer um lote plano ou acidentado? Lembrando que lotes planos contemplarão um valor de construção dentro do padrão normal da localização, ou seja não terá custos adicionais com remoção ou adição de aterros. Bem como lajes extras, aluguéis de máquinas e muros de arrimos. O que o torna mais acessível economicamente.

Outra característica fundamental é verificar o tipo do solo, ele pode ser arenoso, alagado, com muitas pedras ou coletar águas pluviais. Existem empresas de sondagem para fazer essa avaliação do solo.

Aconselho também verificar a existência de rios próximos, fiação elétrica de alto porte, córregos e tubulações nas imediações.

Qual é a facilidade de acesso ao lote? Alguns corretores usam da expertises de levarem os clientes pelos melhores acessos, porém mais distantes. Verifique as ruas no entorno, se são pavimentadas e com boa estrutura. Isso valorizará ainda mais o seu empreendimento.

Verifique a infraestrutura do bairro e o que ele disponibiliza. Uma grande problemática são as instalações de fábricas, áreas de shows e matas nativas. Esteja atento a árvores nativas dentro do lote, pois a extração exige-se que seja feita com a permissão de órgãos competentes.

Feito essas sondagens e escolhendo o seu lote, só falta verificar junto a prefeitura o tipo de zoneamento, ou seja o que você poderá construí naquela região. O principal é a área de construção, quantos metros quadrado você poderá construir naquele lote. Caso atenda suas necessidades, você escolheu o lote certo.

Agora é só contratar um bom arquiteto e realizar a construção dos seus sonhos.

Boa sorte!

Arquiteta e Urbanista

projaqui.arquitetura@hotmail.com

bottom of page