Primeiros passos para construir com Vera Almeida

29.08.2017

Olá! Pessoal,

 

Qual o primeiro passo para quem deseja construir ou reformar, seja comercial ou residencial? Contratar um bom arquiteto.O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel.Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.

O arquiteto poderá conduzir desde o projeto arquitetônico até a regularização da construção, isto porque construir consiste em    passar por várias etapas, como:

-Documentação do terreno;

-Projeto legal;

-Projeto executivo;

-Regularização da construção.

- Documentação do terreno: tem que se averiguar qual a situação documental do imóvel. Se e´ Contrato de Compra e Venda ou escritura. Para escriturar o lote, o processo passará por prefeitura e depois passará por o cartório de imóveis. Essa etapa poderá ser realizada por  escritórios de arquitetura ou corretores.

-Projeto Legal: é realizado  especificamente por um técnico da construção civil. Consiste na apresentação do projeto arquitetônico com várias pranchas de desenhos e documentos, juntos à Secretaria especifica da prefeitura.

-Projeto Executivo: realizado especificamente por um arquiteto, é composto por  todos os desenhos dos  detalhes construtivos para os executores da obra. Pode ser para o gesseiro, marmoraria, pedreiro, eletricista, engenheiros e outros profissionais, conforme a dimensão da obra.

-Regularização da construção: É a ultima fase da obra que consiste na  legalização do imóvel junto a prefeitura e cartório. O escritório do arquiteto poderá lhe oferecer esse serviço, porém será necessário reunir todos os dados anteriores: projeto legal já aprovado pela prefeitura, alvará de construção, documentos do imóvel, documentos do proprietário e outros.

Dependendo da situação do imóvel e dos órgãos, todo o processo poderá ser bem extenso, complicado e  com pagamentos de  taxas e emolumentos público. Porém alguns arquitetos prestam todo suporte, simplificando a burocracia e conduzindo aos órgãos certos.

Por isso é importante contratar profissionais que estejam aptos as etapas de  construção.

 

Vera Almeida 

Arquiteta e Urbanista 

projaqui.arquitetura@hotmail.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Copyright © 2017 - verasoutomaior.com - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Viva Comunicação PE