ESCADAS,
As escadas internas ganharam formas,moldes,materiais e cores, podendo fazer o papel principal no projeto de uma casa. Não servem apenas para ligar um andar ao outro, é um elemento construtivo funcional que pode ganhar papel decorativo. O projeto revelará qual a forma, a disposição e o material usado, levando em consideração que deve estar de acordo com a decoração e oferecer conforto e segurança para quem for usar.Antes de começar a pensar nos tipos e estilos de escadas internas é fundamental que você veja algumas questões que o ajudarão a guiar nessa escolha:
- Quem usará a escada: adultos, crianças ou idosos
- Qual é a natureza do imóvel: residencial ou comercial
- Pela escada haverá trânsito de volume. De qual tamanho
- Se o imóvel já está construído, qual é o tamanho do vão destinado à instalação da escada.
- Quais são os materiais que serão usados nas proximidades da escada
- Qual é o material do piso inferior, das janelas e dos demais itens.
É fundamental rever essas questões para depois decidir a melhor para seu ambiente. A variedade de material é enorme, porém os mais usados para a sua construção são o vidro, o metal, o aço e a madeira. Este último encaixa muito bem naquelas casas com estilos clássico e rústico, enquanto as de vidro e aço combinam melhor com ambientes minimalistas.
Para os corrimãos o melhor é empregarmos os mesmos componentes ou outros que sejam de estilo parecido para que não desentoem. Poderíamos abrir mão do corrimão, mas, não é recomendável por motivos de segurança.
O tipo de escada também vai depender do espaço com o que contarmos. Se for reduzido, o ideal são as do tipo caracol ou tipo barco.
Nas casas mais amplas, é possível optar pelas de tipo imperial ou com vários lances.
Para fazer que as escadas sejam mais leves, costuma-se deixar um vão entre os degraus, o que chamamos de escadas vazadas.
Leve em consideração essas dicas e depois escolha a que se adéqua ao seu estilo de ambiente.
Vera Almeida
Arquiteta e Urbanista
projaqui.arquitetura@hotmail.com