top of page

Falando em Arquitetura com Vera Almeida

Arquitetura Paisagista

Entre outros nichos da arquitetura está o paisagismo, trata-se da criação de projetos de áreas verdes englobando tudo que interfere na paisagem externa das edificações. O Arquiteto Paisagista é o profissional responsável na produção,controle e acompanhamento de projetos de paisagismo. O paisagista pode utilizar inúmeros elementos construtivos: piscinas, quadras esportivas, adegas , quiosques, churrasqueiras, acessos e escadas, pisos, muros e iluminação, além da escolha da vegetação que melhor se adapte à iluminação, clima e solo do local.


O arquiteto paisagista realiza o projeto de áreas verdes conforme a proposta, o ambiente, clima, vegetações nativas e gosto do cliente. Ao se iniciar um projeto de paisagismo, é muito importante a observação cuidadosa da topografia, do conjunto da vegetação existente nas proximidades, do potencial da paisagem e principalmente o caminho do sol. A implantação adequada da obra em relação ao solo e ao entorno existente contribui muito para o resultado se tornar positivo.

Elementos arquitetônicos como aberturas, passagens, vidros, varandas, gazebos, pergolados, trazem a vegetação para o diálogo fundindo os espaços internos e externos. O verde, em suas infinitas tonalidades, somado aos múltiplos coloridos de flores e frutas, pode se usar em conjunto com os materiais de construção, em harmonia e solidariedade.


Vera Almeida

Arquiteta e Urbanista

projaqui.arquitetura@hotmail.com


Tags:

bottom of page