top of page

Nutri Riso Calazans participa do CONBRAN 2018 - XXV Congresso Brasileiro de Nutrição

Buscar novos conhecimentos e especializações, esses são alguns objetivos de um profissional que prima pelo bem estar de seus pacientes. Sempre atenta a isso, a Nutricionista Riso Calazans participa em Brasília do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran).

Na próxima semana estará de volta trazendo na bagagem muitas novidades na área de nutrição.


Foram dias de muito aprendizado que pode ser conferido no seu relato abaixo:


"No primeiro dia de trabalhos, aqui em Brasília, iniciou com agenda técnico-científica, houve debates sobre Unidades de Alimentação e Nutrição, o trabalho do nutricionista, a genômica nutricional, Nutrição comportamental e suplementos no desempenho esportivo. Além dos dilemas em terapias nutricionais e, especialmente, a implementação e o processamento de alimentos à luz do Guia Alimentar Brasileiro.

Este último tema foi foco de dois debates em áreas diferentes, Saúde Coletiva e Tecnologia de Alimentos. O Guia Alimentar Brasileiro tem recebido aprovação em larga escala, mas algumas questões sobre mudanças na publicação nos dois últimos formatos trouxeram discussões. Afinal, a primeira versão do guia trazia indicação de quantidade de consumo e quilocalorias, sem respeitar as diferenças individuais, avaliam nutricionistas. A última versão não aponta mais quantidade máxima de ingestão de alimentos, o que levantou dúvidas entre alguns profissionais. De acordo com Michele Lessa de Oliveira, Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, o governo aguarda a conclusão de estudos que apontem evidências científicas sobre limites mais adequados para que se possa incluir em uma nova edição.


As atividades paralelas foram bastante proveitosas!

O período da manhã o congresso esquentou aqui em Brasília, aconteceu no salão do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Eventos como a Tenda Josué de Castro, que teve sua primeira roda de bate-papo sobre o tema "Alimento Mercadoria ou Direito Humano" - Como esta discussão compõe o processo de formação do nutricionista e a atuação do controle social. Apesar de não atuar na aérea de Atenção Básica e escolar, fiz uma palhinha na roda onde achei muito proveitoso o papo. Hoje (20) já está na pauta da Tenda o palestrante João Pedro com tema sobre Agricultura Familiar e ainda no salão Planalto temos palestra sobre as novas evidências Científicas da nutrição Clinica". Finaliza!


RISO CALAZANS Nutricionista Clínica,Estética e Esportiva CRN 15610

Atende na Uniclínica Gravatá (81) 3533-6218

bottom of page