top of page

Dicas de Nutrição com Riso Calazans

Fibras e sua importância


As fibras alimentares são carboidratos não digeríveis e podem ser classificadas como solúveis e insolúveis. As solúveis retardam o esvaziamento gástrico e o tempo do trânsito intestinal, diminuindo também a absorção de glicose e colesterol, enquanto as insolúveis aumentam o bolo fecal e aceleram o tempo O objetivo desse texto é falar alguns motivos para você não deixar de consumi-las.

Se você consome alimentos ricos em fibras, você mantem seu corpo em equilíbrio já que elas tem um papel essencial no funcionamento do nosso sistema gastrointestinal, por isso é tão importante para quem sofre de constipação ou outras doenças intestinais. Também reduz a velocidade da absorção de carboidratos, aumenta saciedade… te ajudando no controle de peso. Além de prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo II, obesidade, de trânsito intestinal pela absorção da água, melhorando a constipação intestinal.


Acho que já te convenci um pouquinho né? Agora vou te dizer as principais fontes: frutas, legumes, alimentos integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim). Ou seja, tudo o que já sabemos que não podemos deixar de lado e mesmo assim estudos apontam que não consumimos a quantidade ideal (25 a 30g/dia). Lembrando que para casos mais específicos, como quem sofre de problemas intestinais ou tenha diabetes, por exemplo, o ideal é que sua quantidade seja calculada por seu nutricionista.


Porém pouca coisa adianta se você tem um consumo legal de fibras mas não bebe água hein? Esse é mais um motivo para se manter hidratado. O “combo” fibras + água é o ideal sempre. Espero que depois de ler esse texto você reconheça a importância e inclua mais fibras na sua rotina alimentar.


Nutricionista Riso Calazans

CRN 6-15610

Atende na Uniclínica Gravatá (81) 3533-6218




bottom of page