top of page

São João de Caruaru


O mê de junho chegou e com ele as festas juninas, em todo estado de Pernambuco se respira forró e alegria. Caruaru já deu início ao Maior e Melhor São João do Mundo, com apresentações na zona rural. No sábado (2), às 19h, haverá solenidade de abertura oficial na Estação Ferroviária, no Centro da cidade. O local atrai um grande público, especialmente as famílias que aproveitam o local mais tranquilo para curtir os festejos juninos. A área terá exposições, shows, quadrilhas, repentistas, bacamarteiros, declamadores, atrações infantis e trios pé de serra. O local ainda contará com uma praça de alimentação, com 14 food trucks e um restaurante, além dos famosos personagens juninos que interagem com os forrozeiros

.

Os polos Casa do Forró, Polo do Repente, Polo Infantil, Polo Juarez Santiago e Polo das Quadrilhas concentram várias manifestações culturais tradicionais e abrem espaço para os artistas da terra. Tudo é montado para que a população tenha entretenimento e, ao mesmo tempo, aprenda sobre a história do local. Dessa forma, o São João de Caruaru é dividido em shows musicais e arte cultural.


O Polo Casa do Forró tem o clima de salão de dança muito popular no começo das festas juninas. O público e os artistas convidados ficam lado a lado, separados apenas por uma marcação circular no chão A ideia é que o público participe ativamente das apresentações. Os shows começam às 20h


O Polo do Repente tem a tradição de receber emboladores, repentistas, aboiadores e declamadores. O local, que já existe há nove anos, conta com apresentações de grandes artistas que prometem encantar o público com rimas e métricas. A poesia começa às 18h.


Já o Polo Infantil, área reservada aos pequenos, com um parque de diversões. O local recebe uma programação especial de palco e a criançada pode se divertir com contação de histórias e apresentações circenses.


O Polo Juarez Santiago homenageia o cantor e compositor Juarez Santiago, que morreu aos 68 anos, em 2011. O artista nasceu em São João e viveu toda a vida em Caruaru, que lhe concedeu o título de cidadão honorário em 2003. Ele foi, ainda, homenageado no São João de 2008. O polo valorizará os artistas da terra, com apresentações e diversas manifestações culturais. A programação começa sempre às 20h.


Já tradicional no São João de Caruaru, o Polo das Quadrilhas contará com concurso de quadrilhas, estilizadas e matutas. A vencedora recebe um prêmio. O polo terá a participação do Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, um dois maiores grupos de dança popular do Brasil. As apresentações começam às 20h.


Além dos polos, a estação conta com a Casa da Rezadeira, Casa da Raizeira, Casa das Fofoqueiras, Casa dos Artistas e Casa da Cigana. As casas reúnem diversos elementos da tradição junina, como simpatias e brincadeiras. Haverá, ainda, feira de artesanato, Centro de Informações Turísticas (CIT) e Exposição Coletiva de Artes Plásticas, que funcionará no galpão da estação.


Este ano, a festa terá 22 polos de animação, distribuídos na cidade e na zona rural, e será realizada até o dia 30 de junho. O São João de Caruaru 2018 contemplará mais de 400 apresentações artísticas, tem atrações para todos os gostos


Confira programação completa no www.prefeituradecaruaru2018.com.br se programe e feliz São João!


Crédito da foto: site oficial da Prefeitura



bottom of page