Pelo décimo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebe a programação musical o X Virtuosi. Com direção musical do Maestro Rafael Garcia, o Virtuosi de Gravatá movimenta a cidade a partir da próxima sexta-feira (13). O evento segue com mastér classes e concertos de instrumentistas nacionais e internacionais até o dia 22 de julho, na Igreja Matriz de Sant’Ana. A entrada é completamente gratuita.
A programação tem inicio às 20h, com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas, os violinistas Erica Tursi e Mason Yu, a violistaJinsun Hong, o violoncelista Alex Cox, o pianista Victor Asuncion e o trompetista Ayrton Benck.
No sábado (14) às 11h, sobe ao palco o Quinta Essencia Quarteto. No mesmo dia, às 20h o Omer String Quartet se apresenta pela primeira vez no Brasil.
No domingo (15) às 11h da manhã, o pianista Victor Asuncion apresenta o belíssimo programa “O Piano de Ravel”.
O festival recebe na segunda (16) às 20h o recital Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste com a participação do Contracantos & Contraventos sob a regência de Flávio Medeiros. Um concerto musical com elementos teatrais que apresenta a cultura brasileira através de um repertório com peças nordestinas.
Na terça (17) sempre às 20h, é a vez do recital violonista Fábio Zanon, um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e dos mais influentes da atualidade.
No dia 18 será realizado o primeiro recital de alunos do festival.
O X Virtuosi de Gravatá segue trazendo no dia 19 uma noite de música de câmara com a contrabaixista Tais Gomes, o Omer Quartet e o pianista Victor Asuncion, executando pela primeira vez em Gravatá, o Quinteto para piano de Elgar.
No dia 20, às 20h, o festval segue com o recital do contratenor João Paulo Ferreira, natural de Garanhuns. João Paulo se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, desde que se radicou em Portugal e será acompanhado pelo pianista Victor Asuncion.
Às 11h do sábado (21), será a vez do programa CANTO DE UMA NAÇÃO. Palestra e recital se unem sobre as Canções Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. O projeto aprovado pelo Funcultura traz Marcelo Ferreira, barítono e palestrante, Gleyce Melo, soprano e Vitor Philomeno, pianista.
No mesmo dia às 19h, o festival apresenta o programa Uma Noite na Ópera, com a Orquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista Adriane Queiroz, soprano brasileira, que integra o ensemble solista da Ópera de Berlim. Adriana Queiroz já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimn e Kent Nagano, entre outros.
O festival se encerra no domingo (22) às 11h com o Recital de Alunos do evento.
O X Virtuosi de Gravatá tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Hotel Canarius e CEPE.
SERVIÇO:
X Virtuosi Gravatá
De 13 a 22 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana
Direção Artística: Rafael Garcia
Coordenação Geral: Ana Lucia Altino
Produção: Virtuosi Sociedade Artística LTDA