top of page

A beleza da Renda Filé de Alagoas por Guilhermina Monteiro

Quero mandar um abraço para minha querida amiga Guilhermina Monteiro, artesã e rendeira de Maceió AL. Ontem (2) foi dia de celebrar o dom da vida, que ela comemorou do jeito que mais gosta, rodeada de familiares, amigos e bastante mimada pelo marido Rafael

.

Aproveitando já apresento para vocês o trabalho lindo dessa representante da legítima cultura alagoana, que divulga a renda Filé por vários estados participando de feiras e exposições, a exemplo da Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina que aconteceu no mês de julho, em Olinda.

Sempre me chamou a atenção a beleza das peças, seja nos looks ou nos acessórios para compor mesas maravilhosas. Segundo Guilhermina

"O Filé é uma renda tipicamente alagoana, mais precisamente do bairro do Pontal da Barra, onde as rendeiras tecem, com habilidade transmitida de geração a geração, há mais de 200 anos.

Este artesanato é caracterizado pela confecção de uma rede similar á de pesca, presa nas extremidades a um tear de madeira, sendo trabalhado em agulha e linha de algodão, transformando-se em um bordado com vários pontos geométricos e multicoloridos".


Para conhecer melhor essa arte da renda Filé visite o @guilherminarendasebordados está tudo lá, peças lindas e os contatos!


Loja em Maceió

bottom of page