Nutrição na Fibromialgia por Riso Calazans

A fibromialgia è definida como uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema musculoesquelético, podendo apresentar rigidez muscular, alteração do sono (insônia, sonos leves), enxaqueca, transtorno de humor (ansiedade, depressão), intestino irritável (constipação ou diarréia).


É uma doença crônica que acarreta impacto negativo importante na qualidade de vida dos pacientes. O tratamento farmacológico pode inclui antidepressivos, relaxantes musculares, analgésicos, entre outros. No entanto grande parte dos pacientes apresenta diversos efeitos colaterais por conta do uso prolongado dos medicamentos. Portanto, ha grande interesse, por parte dos pacientes, em abordagens alternativas e complementares ao tratamento farmacológico, entre elas está a dietética, que busca introduzir alimentos que sejam fontes de nutrientes e que possam contribuir para a melhora dos sintomas da síndrome.


O consumo de alimentos fontes de magnésio mostra-se importante, uma vez que esse mineral atua no relaxamento dos músculos. O mecanismo pode ser explicado pela atuação do magnésio na bomba cálcio/magnésio, o que contribui para o relaxamento. Os cereais integrais, vegetais verde-escuros, nozes, damasco seco, gérmen de trigo, grãos de soja, carnes e leite são alimentos que contêm o mineral.


A vitamina C é relatada também como cofator essencial em pelo menos oito diferentes reações enzimáticas, incluindo a síntese de norepinefrina e serotonina, ambas importantes na modulação da dor. Os aliados como: Pimentão verde, a goiaba, a couve de bruxelas e a salsa, também são ótimas fontes de vitamina C. Ainda devemos incluir na dieta alimentos que contribua com a diminuição da ansiedade e da depressão, por serem precursores da melatonina e regulador do sono.


Cerca de 30%-50% dos pacientes apresentam depressão com alteração do comportamento e irritabilidade. O inositol é um importante nutriente para o funcionamento adequado de serotonina e acetilcolina, neurotransmissores ligados à sensação de prazer. Esses são encontrados em grãos e sementes oleaginosas, e, nos alimentos de origem animal, está na forma de mioinositol. Alimentos que são fontes de triptofano, como o chocolate amargo até 70%, que,, podem auxiliar no combate à depressão e aos seus sintomas, uma vez que seu aminoácido essencial é precursor de serotonina.


A riboflavina tambem tem papel efetivo na prevenção e tratamento da enxaqueca, por atua como precursora das coenzimas flavina adenina dinucleotídeo e flavina mononucleotídeo, necessárias na cadeia de transporte de elétrons, aumentando a eficiência energética mitocondrial.No caso a suplementação com, A coenzima Q10, que também é um nutriente importante no tratamento da fibromialgia, visto que atua em sinergismo com as vitaminas A e E, vai melhorando o sistema imunológico.


O queridinho ômega-3, encontrado em peixes de água fria, atua como antiinflamatório o que é importante para a melhora do quadro sintomático da fibromialgia. Dessa forma, faz-se necessária uma alimentação equilibrada, rica em alimentos antioxidantes e antiinflamatórios de forma a auxiliar no tratamento da fibromialgia. Importante consultar um profissional de nutrição, para garantir uma dieta equilibrada.


O ácido málico é uma substância natural que é encontrada principalmente entre frutas e vegetal. Muitas vezes, o ácido málico é associado com frutas como maçãs, e é mais conhecido por converter carboidratos em energia. É benéfico no tratamento de condições de saúde, como fibromialgia e síndrome de fadiga crônica. Podendo ser associado a outros alimentos.

Referências

BIGAL, M. E. et al. New migraine preventive options: and update with pathophysiological considerations. Rev Hosp Clin Fac Med., v. 57, n. 6, p. 293-298, 2002.

BRIOSCHI, E. F. C. et al. Nutrição e dor miofascial. Rev Dor., v. 7, n. 2, p. 785-798, 2006.

Nutricionista RISO CALAZANS - Especialista em Nutrição Clinica , Esportiva , Fitoterapica ,Estètica e Emagrecimento no PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO 6RS

CRN: 6.15610

Atendimento : UNICLINICA Gravatá 35336218 - IGOPE - Ilha do Leite - Recife (81) 3221-4691 - (81) 9922-95487

calazansgreen@gmail.com

Copyright © 2017 - verasoutomaior.com - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Viva Comunicação PE