top of page

Precisamos falar sobre o suicídio! Com o Psicólogo Shandy Gama

Atualmente no Brasil 25 pessoas cometem suicídio por dia, e mais, quando falamos em tentativas esse numero aumenta 20 vezes mais! Então já ficou claro que é um assunto em que não devemos deixar de abordar na tentativa de prevenir e diminuir esses índices?


Quando algum indivíduo comete suicídio o primeiro questionamento que vem na cabeça da maioria das pessoas é “porque?”, logo, é por ai onde devemos começar e compreender o porque desses atos. Pois bem, os suicidas geralmente são pessoas que estão acometidas com algum transtorno do tipo depressivo, síndrome do pânico, esquizofrenia, problemas financeiros ou possuem algum tipo de dependência química, essas problemáticas para os mesmos são tão insuportáveis e desesperadoras que a alternativa mais “fácil” para se livrar delas é tirando a própria vida. Mas é exatamente ai onde está a chave principal para essa temática onde os suicidas cometem esse ato por não conseguir enxergar que, você nunca deve tentar se livrar dos problemas mas sim saber lidar com eles, logo após o próximo passo é resolve-lo!


Estimasse que 90% dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados, onde se faz parte desses 90% o acompanhamento profissional de um psicólogo e um psiquiatra, estes vão procurar entender o conceito de morte para esse indivíduo assim como a gravidade, sua motivação, o grau de consciência suicida, a intensidade e a persistência nesta ideação. É muito importante também evitar qualquer atitude de censura ou julgamento e procurar sempre uma postura de acolhimento, incentivo para o tratamento psicológico e companheirismo nesses momentos. Suicídio não é frescura, é coisa séria e precisa ser falada!


Shandy Gama Psicólogo e graduando em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) Contato:(81) 9.99090602 Clinica FMC: Av. Min. Marcos Freire, 1615, sala 311 – Olinda

Clinical Center – Bairro Novo, Olinda. Fone: 3494.3247 Rua Senador José Henrique, 103, sala 301 – Edf. Praia de Guarapari – Ilha do Leite, Recife CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS: 4100.068198871.0681

bottom of page