O que é psicossomatização? com o Psicólogo Shandy Gama

20.10.2018

 

Você sabe o que é psicossomatização? Somatizar é, em resumo, quando um desconforto psicológico reverbera em sintomatologia clínica sem constatação de qualquer anormalidade orgânica.

 

Por exemplo, todo mundo conhece alguém que sempre está se sentindo doente, mas apesar de todo o rastreio com exames, a equipe médica não consegue elucidar uma causa específica. O paciente que somatiza é um desafio para o profissional de saúde, uma vez que o desconforto físico real sem causa comprovada funciona como uma “bola de neve” - quanto menos se sabe acerca da origem patológica do problema, maior a angústia do paciente.

 

O paciente que somatiza, muitas vezes, se sente menosprezado - como se sua dor, por não ser de origem orgânica e sim psicológica, fosse menos importante do que uma dor que se trata com dipirona. É essencial ao profissional de saúde saber o momento de encaminhar o paciente à psicoterapia, porque apenas o conhecimento e esclarecimento de conflitos internos de origem psíquica podem fazer com que o paciente entenda a origem do seu desconforto, e trabalhando essas disfunções o paciente consegue reverte essas sintomatologias derivadas do seu psique.

 

Shandy Gama
Psicólogo e graduando em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
Contato:(81) 9.99090602
Clinica FMC: Av. Min. Marcos Freire, 1615, sala 311 – Olinda

Clinical Center – Bairro Novo, Olinda. Fone: 3494.3247
Rua Senador José Henrique, 103, sala 301 – Edf. Praia de Guarapari – Ilha do Leite, Recife
CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS: 4100.068198871.0681

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Copyright © 2017 - verasoutomaior.com - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Viva Comunicação PE