top of page

O que é psicossomatização? com o Psicólogo Shandy Gama

Você sabe o que é psicossomatização? Somatizar é, em resumo, quando um desconforto psicológico reverbera em sintomatologia clínica sem constatação de qualquer anormalidade orgânica.


Por exemplo, todo mundo conhece alguém que sempre está se sentindo doente, mas apesar de todo o rastreio com exames, a equipe médica não consegue elucidar uma causa específica. O paciente que somatiza é um desafio para o profissional de saúde, uma vez que o desconforto físico real sem causa comprovada funciona como uma “bola de neve” - quanto menos se sabe acerca da origem patológica do problema, maior a angústia do paciente.


O paciente que somatiza, muitas vezes, se sente menosprezado - como se sua dor, por não ser de origem orgânica e sim psicológica, fosse menos importante do que uma dor que se trata com dipirona. É essencial ao profissional de saúde saber o momento de encaminhar o paciente à psicoterapia, porque apenas o conhecimento e esclarecimento de conflitos internos de origem psíquica podem fazer com que o paciente entenda a origem do seu desconforto, e trabalhando essas disfunções o paciente consegue reverte essas sintomatologias derivadas do seu psique.

Shandy Gama Psicólogo e graduando em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) Contato:(81) 9.99090602 Clinica FMC: Av. Min. Marcos Freire, 1615, sala 311 – Olinda

Clinical Center – Bairro Novo, Olinda. Fone: 3494.3247 Rua Senador José Henrique, 103, sala 301 – Edf. Praia de Guarapari – Ilha do Leite, Recife CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS: 4100.068198871.0681

bottom of page