Ceia de Natal Saudável com dicas da Nutri Riso Calazans

21.12.2018

O final do ano é uma das épocas mais aguardadas pelas pessoas do mundo inteiro!Isso porque as festas de Natal e Ano Novo são sinônimo de confraternização e de bons momentos com familiares e amigos. Uma dose de alegria, uma pitada de paz, uma porção de gente reunida, presentes à gosto... E a Nutrição, é claro, não poderia ficar de fora destas comemorações tão mágicas e especiais, que se traduzem em mesa farta, com pratos apetitosos e, acima de tudo, saudáveis. Venho trazer para você algumas receitinhas para serem inseridas na sua ceia de natal. Beijos da sua Nutri.

 

 

“O problema não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas sim o que você come entre o Ano Novo e o Natal".

 

 

Segue algumas receitas saudáveis

Para quem é acompanhado pela nutri ,as dicas são permitidas apenas no natal.

 

Rabanada Fit

Ingredientes • 2 pães dormidos (baguete integral) •1 xícara de leite desnatado (ou leite vegetal – amêndoas ou castanhas) • 2 colheres de sopa de adoçante em pó ou ½ xicara de açúcar demerara ou de coco • 1 colher de chá de baunilha • 2 ovos • Açúcar demerara e canela para polvilhar.

Modo de Preparo Aqueça o leite com o adoçante/açúcar e a baunilha até que fique morno e o açúcar tenha dissolvido. Não precisa ferver, morno basta. Coloque as fatias do pão cortadas (não podem estar muito finas) passe na mistura de leite. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com um garfo mesmo, e misture às claras em neve delicadamente. Tire os pães da mistura do leite, passe na mistura de ovos e doure em uma frigideira antiaderente untada com óleo de coco, por todos os lados. Por último, passe na mistura de açúcar e canela.

 

Tabule de Quinoa

Ingredientes 1 xícara de quinoa cozida • 1pepino em cubos • Tomatecereja ou o tomate grande em cubos •1 cebola roxa picada •Folhas de salsinha picada • Hortelã a gosto picado. 1 limão espremido •3 colheres de azeite de oliva •Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo Coloque todos os ingredientes em uma tigela. Mexa bem até estarem bem misturados. E pronto!

 

Salpicão Funcional

Ingredientes 2 xícaras de frango- 1 xícara de cebola picada 2 xícaras de cenoura cozida em cubos - 1 xícara de salsão picado - 2 xícaras de maçã picada- ½ xícara de tomate cereja- 2 xícaras de maionese de biomassa de banana verde ou maionese de castanhas(ver receitas) ½ xícara de nozes – 1/3 xícara de uva passa- ½ xícara de amêndoas Sal a gosto.

Modo de preparo: Desfie o frango e reserve. Passe a cebola na água quente e depois na água fria, para tirar a acidez. Em uma tigela grande, misture o frango, a cebola, a cenoura, o salsão, a maçã, o tomate cereja e a maionese de biomassa. Acerte o sal. Enfeite com nozes, amêndoas e cerejas..


 

CHOCOTONE
Você vai precisar de:
•    1 ½ xícara de farinha de arroz
•    ½ xícara de fécula de batata
•    1 colher de sopa de farinha de linhaça
•    1 xícara de polvilho doce
•    3 ovos orgânicos
•    4 colheres (sopa) de óleo de coco
•    1 xícara de açúcar de coco
•    1 colher (chá) rasa de goma xantana
•    1 colher (sopa) de fermento químico em pó
•    4 colheres (sopa) de cacau
•    1 colher (chá) de canela em pó
•    1 colher (chá) de vinagre de maça
•    1 xícara de nozes picadas
•    1 xícara de chocolate picado sem lactose 70% cacau
•    3 colheres de sopa de raspas de laranja
•    1 pitada de sal

Modo de preparo: Vamos botar a mão na massa!
🚩Após a pré-fermentação e o tempo de repouso da massa, peneire em um recipiente à parte as farinhas e as misture os ingredientes secos (com exceção da goma xantana e o açúcar). 
🚩Bata os ovos com o açúcar até crescer um pouco, então adicione o óleo, as raspas de laranja e o vinagre de maçã.
🚩Acrescente aos poucos a espuma da pré-fermentação e em seguida, coloque os ingredientes secos e misture bem. Adicione então a goma xantana e bata bem até obter uma massa consistente e homogênea.
🚩Coloque a massa em um recipiente onde ela tenha espaço para crescer e a misture com as nozes e o chocolate. 
🚩Após misturar bem, transfira a massa para uma forma de panetone e deixe crescer por 30 minutos em local fechado.
🚩Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos e pronto! 
🚩Para decorar, polvilhe cacau.

 

Perú Natalino

Ingredientes 1 peru- Sal a gosto para temperar- ½ xícara de azeite de oliva 2 cebolas grandes picadas 4 cenouras picadas- 4 talos de aipo picados- 2 raminhos de tomilho fresco- 1 folha de louro- ½ xícara de vinagre balsâmico.

Modo de preparo Massageie o peru inteiro, por dentro e por fora, com o sal. Coloque-o numa panela e cubra com água fria. Leve à geladeira por 12 horas. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180 C). Retire o peru da geladeira, jogue fora a água salgada e enxague bem o peru em água corrente. Pincele-o com azeite de oliva. Preencha a cavidade da ave com uma cebola, metade das cenouras, metade do aipo, um ramo de tomilho e a folha de louro. Espalhe o restante dos legumes e o tomilho na assadeira em volta do peru e regue com o vinagre balsâmico. Asse descoberto, por quatro horas, em média. Se achar necessário vire de lado.

 

 Dra. Riso Calazans através do telefone:  81 99229-5487, ou entre em contato na Uniclínica Gravatá (81) 3533-6218, CIS Gravatá (81) 3533-7003, IGOPE em Recife (81)  3221-5158, em breve em Chã Grande.

 

 

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