top of page

A saúde emocional no mundo corporativo com o Psicólogo Shandy Gama

“Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência. Pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar.”

Erich Fromm


O mundo corporativo atual passa por transformações profundas e cada vez mais rápidas, impactando nos comportamentos dos profissionais das organizações.

Com a tendência social geral em países modernos, espera-se uma autonomia cada vez maior do indivíduo, resultando em maior competitividade e isolamento, aumentando a chance de deterioração na integração social. Ao mesmo tempo, as crescentes pressões econômicas e sociais exigem cada vez mais cooperação e envolvimento das pessoas. As empresas impõem padrões de comportamento cada vez mais rígidos e os níveis de responsabilidade crescem continuamente.

Este constante estado de tensão resultante das diferenças entre as necessidades individuais e coletivas pode gerar conflitos e desencadear problemas de ordem emocional e comportamental, refletindo no desempenho geral da organização.


O homem necessita ser valorizado como ser integral. Do ponto de vista psicológico, o trabalho provoca diferentes graus de motivação e satisfação. Sendo assim, dificuldades de comportamento e relacionamento interpessoal, potencializadas por um mundo cada vez mais competitivo, podem ser minimizadas para não se refletirem no seu desempenho e, consequentemente, na sua produtividade.Essa pressão excessiva traz reflexos prejudiciais à vida cotidiana das pessoas, tais como a ansiedade e a individualidade, resultando na deficiência emocional.


Por Shandy Gama e Aníbal Cardoso.


Shandy Gama

Psicólogo e graduando em Terapia Cognitivo Comportamental(TCC)

Contato:(81) 9.99090602

Clinica FMC: Av. Min. Marcos Freire, 1615, sala 311 – Olinda Clinical Center – Bairro Novo, Olinda. Fone: 3494.3247

Rua Senador José Henrique, 103, sala 301 – Edf. Praia de Guarapari – Ilha do Leite, Recife

CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS: 4100.068198871.0681

Facebook: https://www.facebook.com/fmc.ltda/?ref=br_rs

bottom of page