top of page

Dicas de Saúde e Beleza com Dra Aline Piol - Acupuntura X Câncer

A acupuntura pode auxiliar muito no tratamento de um paciente acometido pelo câncer. Estudos mais recentes têm comprovado que a técnica pode ajudar a modular o sistema imunológico.

A acupuntura tem demonstrado eficiência no tratamento de pacientes com câncer para diminuir ou acabar com a dor, reduzir os efeitos colaterais indesejáveis da quimioterapia, como a desidratação e os distúrbios hidroeletrolíticos, diminuir o linfedema, melhorar a imunidade, melhorar a disposição e o ânimo, aumentar os níveis de hormônios que provocam bem-estar.

A proposta de utilizar a acupuntura no tratamento do paciente com neoplasia maligna é de servir como um complemento ao tratamento convencional para aliviar dores pós-operatórias, pós-quimioterápicas e pós-radioterápicas.

Um estudo realizado pela Universidade de Los Angeles (UCLA) encontrou uma redução significativa do mal-estar, náuseas e vômitos em pacientes pré-tratados com acupuntura antes de se submeterem à quimioterapia. Hoje, a técnica é, rotineiramente, administrada antes, depois, e entre as sessões de tratamento com quimioterapia.

Dra Aline Piol

Médica na Uniclínica Gravatá, no IMB Saúde e Sequipe em Recife

Dermatologista, Acupunturista.

Contatos: (81) 9.9876-6139/3533-6218

bottom of page