Saberes Psicopedagógicos com Fabíola Souto Maior

13.10.2019

Iremos conversar hoje um pouco sobre quem é o Psicopedagogo e também sobre pessoas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. O profissional Psicopedagogo atua com os processos de aprendizagem; ele estuda esses processos e identifica as dificuldades e transtornos que interferem na aprendizagem e no comportamento do aluno.

 

Quando falamos em pessoas com altas habilidades/superdotação, logo se associa a uma pessoa que é bom em tudo o que faz; tira sempre notas boas, é o melhor aluno, não tem dificuldades escolares, nem sequer sócioemocionais; porém isso é mito. Mas, quem são essas pessoas com AH/SD? São pessoas que apresentam os indicadores a seguir: Precocidade, gosto e nível elevado de leitura, interesses variados e diferenciados, preferência em relacionar-se com pessoas mais velhas, capacidade de absorção muito diferenciada, preferência por trabalhar ou estudar sozinho, independência, autonomia, preferência por jogos que exijam estratégia; esses são alguns dos indicadores.

 

Porém, existem fatores que podem camuflar as altas habilidades como timidez, depressão, baixa autoestima, perfeccionismo e insegurança; esses são alguns dos elementos, contudo, existem também condições sociais como o bullyng, falta de referência de sucesso, síndrome do impostor ( a pessoa atribui sucesso a todos menos a ela). Como posso identificar se uma pessoa tem AH/SD? Podemos observar atentamente o desenvolvimento da pessoa e detectar alguns indicadores mais comuns que são citados por diversos autores como o vocabulário elevado com relação as crianças de sua idade; destaca-se nas atividades de seu interesse; aprende fácil e rapidamente; é extremamente curioso; as ideias que propõe são vistas como diferentes e esquisitas; não é muito adepto a cumprir regras, especialmente quando considera injustas ou sem sentido; fica chateado quando tem que repetir um exercício ou tarefa de algo que já sabe; é muito crítico e exigente consigo mesmo e nunca fica satisfeito com o que faz.

 

Posteriormente falaremos um pouco mais sobre esse público das altas habilidades/superdotação.

 

 

 

Fabíola Souto Maior é Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial Inclusiva, Mestranda em Ciência da Educação.

Contatos: (87)9 9918-6786 WhatsApp/ (81)9 9354-2078

Instagran: fabiolasouto 2627

Página facebook: CONHECENDO E INTERAGINDO COM AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

 

 

 

.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Copyright © 2017 - verasoutomaior.com - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Viva Comunicação PE