top of page

Como educar nossos filhos nesse mundo tecnológico?


Sabemos que a tecnologia veio para facilitar e agilizar muito os nossos afazeres do nosso dia a dia, hoje é muito comum encontrarmos pessoas que vivem e necessitam desses aparelhos eletrônicos, smartphones e um pacote de internet para não ficarmos “desconectados”. Porém como tudo na vida precisa de equilíbrio e nossa pauta de hoje não é exceção, para quem tem o convívio com crianças sabe que grande parte delas parece ter um aparelho eletrônico (em especial o celular) como uma extensão do corpo, tamanha a necessidade e incapacidade de viver desvinculado desse “vício”, em muitos casos se tornando um grande vilão na educação dos nossos filhos.


Costumo dizer que os pais costumam “errar” com os filhos quando querem na verdade acertar, pois no fundo todos nós sabemos que queremos sempre o melhor para os nossos filhos, mas diante dessas situações precisamos ter um olhar diferenciado e rotineiro da nossa sociedade contemporânea. Estamos cada vez mais atarefados, mais cansados, muito trabalho e pouco dinheiro, estresse e ansiedade são os males mais frequentes na atualidade que quando chegamos em casa no final de um dia cheio de trabalho o que menos queremos é dar bronca em filho, se estressar com ordens chatas ou até mesmo ter que aturar birra ou choro de criança (até porque educar incomoda), o que queremos, na verdade, é poder chegar em casa descansar e aproveitar o máximo o tempo reduzido que tenho com meu filho e descansar o mínimo possível pro dia posterior trabalhar novamente.


Consequência disso tudo? Pais que preferem não “perder tempo” em educar/se estressar com toda essa complicação que a criação dos nossos filhos exige, então, é muito mais fácil entreter meu filho com o celular do que ter que me incomodar com birra e choro de filhos, é mais fácil terceirizar a educação do meu filho com aparelhos eletrônicos e vídeos “educativos” do que educar por si. Quer saber a consequência disso tudo na vida dos nossos filhos? Esse será nosso próximo tema para mais uma temática abordada aqui no blog.



Shandy Gama Clinica FMC: Av. Min. Marcos Freire, 1615, sala 311 – Olinda Clinical Center – Bairro Novo, Olinda. Fone: 3494.3247

Rua Senador José Henrique, 103, sala 301 – Edf. Praia de Guarapari – Ilha do Leite, Recife

CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS: 4100.068198871.0681

@shandygamapsicologia


bottom of page