Pontos importantes para o manter a saúde mental nessa quarentena. Com o Psicólogo Dr Shandy Gama

03.04.2020

Sabemos que o momento é bastante difícil, parar toda nossa rotina e se isolar daqueles que amamos e mais temos contato. Porém algumas atitudes te ajudaram a ultrapassar esse momento com mais facilidade!

 

1- Procure ressignificar o olhar que você está depositando nessa quarentena, apesar de ser uma situação negativa sempre se tem algo de positivo para extrair dela. Enxergar como uma possibilidade de conviver mais e fortalecer os laços com sua família ou esposo(a), pôr todos aqueles projetos em prática que estavam engavetados pela falta de tempo, descansar um pouco mais já que a rotina acelerada te impedia e etc. pensar assim vai te ajudar a viver com mais leveza esse momento.


2-Crie uma rotina, por mais que seja tentador ficar na cama, a longo prazo isso será prejudicial ao seu humor. Ao criar essa rotina você não precisa ser tão rigoroso, porém procure respeitá-la o máximo possível, além de te auxiliar a manter o ritmo quando tudo voltar ao normal!
3-Procure sempre manter seu cérebro e seu corpo em atividade, é importante manter a mente trabalhando com conteúdos que exijam dela (jogos de raciocínio lógico, conhecimentos gerais, leitura, problemas matemáticos e etc). Por outro lado, não é porque você está em casa que não existe possibilidade de você se exercitar, existem várias formas de fazer isso procurando alguns materiais educativos na internet. Não podemos correr o risco de ficar sedentários e por consequência adquirir algumas doenças, além do mais já sabemos daquele ditado ‘mente sã, corpo são’.


4- Devemos aprender a lidar com o tédio, por mais que tentamos preencher nossa rotina com algumas atividades em algum momento não vamos “ter o que fazer”, porém lembra do primeiro ponto? Vamos ressignificar esse tédio entendendo que ele vai existir e que devemos aprender a conviver com ele, ou melhor, entender que nesses momentos estamos convivendo consigo mesmo e assim aprender a gostar da sua própria companhia.


5-Devemos evitar notícias em excesso, tudo que precisamos saber sobre a pandemia é muito simples e o essencial é a prevenção! Então, o que mudaria o fato de saber que os casos de contágio ou de mortes aumentaram? Isso só traria mais apreensão, ansiedade e medo. Busque se informar sempre através de fontes confiáveis e assim evitar qualquer ‘fake news’.
Espero ter te ajudado e se puder, fique em casa!

 

 

 

 

Shandy Gama
@shandygamapsicologia

 

 

 

as em excesso, tudo que precisamos saber sobre a pandemia é muito simples e o essencial é a prevenção! Então, o que mudaria o fato de saber que os casos de contágio ou de mortes aumentaram? Isso só traria mais apreensão, ansiedade e medo. Busque se informar sempre através de fontes confiáveis e assim evitar qualquer ‘fake news’.

Espero ter te ajudado e se puder, fique em casa!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Copyright © 2017 - verasoutomaior.com - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Viva Comunicação PE