top of page

Festival Curta Taquary de 2020 será Virtual

A 13ª Edição do Festival Curta Taquary, Festival Internacional de Curtas Metragens de Taquaritinga do Norte, será realizado de 22 a 25 de abril de 2020 de forma virtual. Com o isolamento/distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19, a coordenação do festival decidiu manter a data e assim oferecer conteúdo diferenciado para quem está em casa. “Esse é um período que consideramos ideal para a realização do festival. Entendemos que o isolamento/distanciamento social é a melhor maneira de diminuir a velocidade de contágio do coronavírus, por isso mudamos a dinâmica do festival e, assim, seremos úteis para a população que está em casa e terá acesso ao conteúdo”, explicou o coordenador do festival Alexandre Soares.


O Curta Taquary tem sete mostras competitivas, cada uma com dez filmes concorrentes, e outras três mostras não competitivas. Ao todo 744 filmes foram inscritos para o evento deste ano. A partir do dia 22 de abril, os filmes poderão ser vistos por meio de links que estarão disponíveis no site do festival (https://www.curtataquary.com.br/). Na aba Programa 2020, é só procurar a mostra de interesse. Haverá uma imagem e uma sinopse de cada filme selecionado, além do link para assistir ao curta.


O corpo de jurados é formado por 21 profissionais do audiovisual, de atores, diretores, jornalistas e técnicos, que vão avaliar os trabalhos nas mostras competitivas. Mas o público também poderá votar e eleger aquele que vai levar o prêmio de melhor filme do Júri Popular. “A ideia é ter uma enquete para que as pessoas possam expressar a opinião no site do festival”, disse o coordenador.


Homenagem O Festival Curta Taquary sempre presta homenagem a alguém ou alguma ação que contribua para o desenvolvimento do audiovisual, especialmente no interior do país. Em 2020, o homenageado será o Projeto ViAção Paraíba. “O ViAção Paraíba é uma ação para formação crítica na linguagem cinematográfica, através de um minicurso e uma mostra de filmes de curta duração, que acontece ao longo de um final de semana em pequenas cidades do interior paraibano”, justificou Alexandre Soares. Coordenado pelo cineasta Torquato Joel, o projeto ViAção Paraíba já percorreu 53 cidades paraibanas desde sua criação em 2006. Durante esse período, despertou o surgimento de realizadores cinematográficos e estimulou a criação de mostras e festivais de cinema em pequenas cidades.




bottom of page