top of page

Dia da Independência, 07 de setembro de 2023 tem início com hasteamento das bandeiras em Gravatá


Momento solene marcou a abertura das festividades em alusão à Independência do Brasil que este ano é comemorada em Gravatá sob o tema reflexivo “A paz como caminho, a fome como impedimento”

O Dia da Independência do Brasil se dá em 07 de setembro de 1922, quando, às margens do rio Ipiranga, o imperador Dom Pedro I proclamou o rompimento do país da coroa portuguesa. Portanto, a primeira comemoração da data se deu no ano seguinte, em 1923, o que traz para o ano de 2023 o ducentenário de celebração da data.

As festividades deste ano tiveram início pela manhã na Praça Rodolfo de Moraes, em frente ao Paço Municipal. Com grande participação da sociedade, houve a cerimônia de hasteamento das bandeiras (Brasil, Pernambuco e Gravatá) ao som dos dos hinos do país, do estado e do município, executados pela Sociedade Musical XV de Novembro.

Após este momento, o chefe do executivo municipal, Joselito Gomes, foi condecorado pela Associação de Escoteiros de Gravatá com Medalha de Gratidão pelos relevantes serviços prestados ao município e em seguida discursou, trazendo uma reflexão sobre o significado da independência do país e os fatores socioeconômicos que impedem que haja, de fato, a liberdade do povo, com o fim da fome, seja ela qual for.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, esteve presente, bem como os demais secretários, executivos, diretores e coordenadores de autarquias municipais. Estiveram também no evento os vereadores Leo do Ar, Cabritinha, Neném de Uruçu, Zé da Saúde, Nêgo Suíno, Régis da Compesa, Adeildo do Abacaxi, Tonho da Rodoviária e Nino da Gaiola. O tenente coronel Moisés, da Polícia Militar, e os comandantes da GCM, André Paiva e Flávia também marcaram presença. Em frente ao palanque, pelotões da Sociedade Musical XV de Novembro, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Maçonaria, Associação dos Escoteiros de Gravatá e escolas municipais.

O prefeito Joselito destaca a importância e p simbolismo da data. *”Dia de celebração, dia em que olhamos para o nosso país, a grandeza do nosso país, a grandeza da nossa gente e Gravatá é Brasil, em Gravatá também estão brasileiros e brasileiras vivendo e convivendo. Nós em Gravatá tomamos como referência para essa celebração o tema da Campanha da Fraternidade 2023, que é promovida pela Igreja Católica, que diz respeito à humanidade. Eu acredito que celebrar a independência do Brasil é fazer uma reflexão e chamar para a realidade, para pensarmos alternativas para uma sociedade melhor. Esse é o caminho que vamos continuar trilhando para que essa independência seja cada vez mais experimentada por nossa população.”*


Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)








Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page