top of page

DIFICULDADE PARA RESPIRAR PODE SER DESVIO DE SEPTO!


Um problema mais comum do que se imagina entre os brasileiros. Muitas vezes, a sensação que se tem é de respirar mal pelo nariz e não dormir bem. Às vezes, mesmo em repouso, a pessoa tem a impressão de respirar com dificuldade, até mesmo fazendo atividade física. Essas podem ser as principais consequências do desvio de septo.

Segundo o otorrino Corintho Viana, muitas pessoas ainda não sabem que ele pode afetar a qualidade do sono, provocar cansaço, noites mal dormidas, sem falar na menor oxigenação para o cérebro, por conta da respiração incorreta. Os sinais e sintomas podem variar de acordo com a gravidade do desvio. O problema afeta tanto mulheres quanto homens, de crianças a idosos.


O desvio de septo nasal é uma condição comum em que a parede divisória entre as narinas, chamada septo, está fora do centro, dificultando a respiração. Geralmente, é causado por fatores genéticos ou lesões no nariz e pode levar a problemas como congestão nasal, infecções recorrentes e até mesmo apneia do sono.

O tratamento é cirúrgico, para correção desse desvio, e visa devolver a qualidade de vida ao paciente, bem como melhora da sua saúde. A cirurgia envolve a realocação do septo nasal para o centro da cavidade do nariz, melhorando a respiração e reduzindo os sintomas de obstrução nasal, como ronco e apneia.



Sobre Dr. Cotintho Viana

Cirurgião Crânio-Maxilo-Facial

Otorrinolaringologia

Medicina do Sono - frança

Pós-graduado - Cirurgia Plástica de face

Doutor em Enxaqueca

@corinthoviana

www.otofacerecife.com.br



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page