top of page

Exposição "Jurema é Minha Madrinha" acontece no Vagão Museu

  • Foto do escritor: verasoutomaior
    verasoutomaior
  • 11 de nov.
  • 2 min de leitura


Mostra do artista e pai de santo gravataense Alexsandro Juremeiro segue aberta ao público até o dia 30 de novembro, na Estação do Artesão


Teve início na noite da segunda-feira (10) a exposição “Jurema é Minha Madrinha”, do artista e pai de santo gravataense Alexsandro Juremeiro, no Vagão Museu, localizado na Estação do Artesão. A mostra, que segue até o próximo dia 30 de novembro, reúne obras que retratam a força da ancestralidade afro-brasileira e recortes da trajetória pessoal e espiritual de Pai Sandro, como também é conhecido. Entre os destaques, estão referências à sua participação no desfile da Unidos do Viradouro 2025, escola de samba carioca que levou o tema Malunguinho, símbolo da resistência negra e da Jurema Sagrada.


O evento de abertura contou com a presença do secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, que representou o prefeito Padre Joselito Gomes, e da secretária da Mulher, Ester Gomes, além de artistas locais e membros de terreiros da região. O momento foi marcado por emoção e reconhecimento à representatividade da cultura afro-brasileira em Gravatá.


Durante a cerimônia, Alexsandro Juremeiro destacou a importância de compartilhar sua história com o público. “Esta exposição é uma forma de afirmar a minha fé, de mostrar que a arte e a religiosidade caminham juntas. Cada obra traz um pedaço da minha caminhada e da espiritualidade que me guia. É um orgulho poder apresentar isso na minha cidade, onde tudo começou”,afirmou o artista.


A secretária da Mulher, Ester Gomes, ressaltou o simbolismo da exposição e sua contribuição para o fortalecimento das identidades culturais. _*“O trabalho de Alexsandro é uma expressão de resistência, pertencimento e valorização das nossas raízes. É fundamental que espaços como este acolham manifestações que promovem o respeito à diversidade religiosa e cultural”,*_ disse.


Representando o prefeito Padre Joselito Gomes, o secretário Marllon Lima enalteceu o papel da arte na valorização da cultura local. *“Gravatá tem orgulho de seus artistas e da pluralidade cultural que nos representa. A Prefeitura segue comprometida em incentivar iniciativas como esta, que dialogam com a história, a fé e a identidade do nosso povo”,*destacou.


Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page