top of page

Finalmente o grande dia chegou: o Hang Loose Pro Contest volta a acontecer em Noronha


A equipe da Administração de Fernando de Noronha acompanhou, hoje (28), o início das primeiras baterias do Campeonato Mundial de Surf Hang Loose Pro Contest 2023, patrocinado pela Elétron Energy, que ocorreram na Cacimba do Padre. A ilha é conhecida como o Havaí brasileiro e recebe uma das competições mais tradicionais da América Latina. A prova, que iria ser às 7h (horário de Brasília), em função da qualidade das ondas, começou uma hora mais tarde, mas com condições favoráveis para a tão esperada volta do evento.


Essa edição do Hang Loose tem uma energia a mais, não só por ter ficado dois anos sem acontecer em função da pandemia da Covid-19, mas por ter a participação dos surfistas locais, Patrick Tamberg, Buday Santos, Nino Noronha, Bruno Vasconcelos, Caio Souza, Airton Mikael e Brayner Silva, e ser no “quintal de casa”.


Nesse primeiro dia aconteceram quatro baterias, com a participação de 14 brasileiros, desses, cinco são noronhenses. O dia foi positivo para os atletas Francisco Junior (Nininho Noronha) e Caio Souza. Amanhã (1°), os representantes de Noronha serão os atletas Patrick Tamberg e Adailton Junior (buday). As baterias serão retomadas às 7h (horário local) e a expectativa é de que as ondas já estejam bem maiores, com as previsões delas estarem passando de dois metros de altura.


Marlos Amarante, presidente da Associação dos Surfistas de Noronha, está otimista com o resultado dos atletas locais. “A expectativa é de mar bom e espero que todos os atletas daqui da ilha que estejam competindo possam passar na sua bateria e que este ano a gente tenha um no pódio, se Deus quiser”, falou Marlos.

Para o consagrado surfista Fábio Gouveia, o arquipélago é o paraíso que os surfistas sonham em voltar todo ano. “É o maior prazer ter surfado todos esses anos e, agora, retornar como diretor de prova e, junto com a equipe, avaliar a hora certa de iniciar o campeonato. Começamos hoje com condições não muito boas, que foram melhorando e, pela previsão, vamos ter ondas grandes, principalmente, no domingo. Vamos fechar com chave de ouro. É sempre muita adrenalina ver o pessoal 'arrebentando' aqui e é isso que faz o Hang Loose ser tão especial."


O campeonato acontece há 16 anos na ilha e recebe o incentivo para a sua realização. A administradora geral do arquipélago, Thallyta Figuerôa, além do apoio logístico, acredita na importância da prática do esporte na ilha. “Fernando de Noronha é um lugar que, naturalmente, incentiva a prática do surf. Para nós, isso é muito benéfico, não apenas como esporte, mas também como uma prática que leva a uma vida saudável, a uma conscientização ambiental e também ao aquecimento da economia local”, falou Thallyta.


O superintendente de Turismo, Cultura e Esporte do arquipélago, André Portela, mostrou-se muito entusiasmado com a volta da competição. “Estamos muito felizes com a realização do campeonato em Fernando de Noronha. Essa edição está sendo um sucesso, principalmente com a participação de sete noronhenses. Todo mundo estava com saudade. Temos certeza que a retomada dos eventos vai fazer Noronha bombar ainda mais, não só no esporte, mas em toda a economia da ilha. Está todo mundo envolvido: hospedagem, alimentação, infraestrutura, taxistas e outras categorias. É com muito otimismo que a gente vê a volta do Hang Loose e já estamos nos preparando para a sua realização em 2024”, disse, animado, Portela.


Em paralelo ao Campeonato Mundial de Surf, a Administração programou uma série de ações socioambientais e educativas. São elas:


Quinta-feira - 02/03


Onde: Posto de Informação e Controle (Golfinho/Sancho)


O quê: Replantio de mudas


Horário: 8h


Realização: Superintendência de Meio Ambiente da Administração, em parceria com a organização do evento, com os atletas do Hang Loose e o Econoronha


Sexta-feira 03/03


O quê: Ação voluntária de coleta de resíduos, com profissionais da Superintendência de Meio Ambiente da Administração, da Associação de Surfistas de Fernando de Noronha, Escolinha de Surf, organização e atletas do Hang Loose


Horário: 7h30


Onde: Praia da Cacimba do Padre


O quê: Ação social com palestra de atletas e organizadores do Hang Loose. Na ocasião haverá sorteio de uma prancha para os alunos participantes.


Horário: 17h


Onde: Erem Arquipélago




留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page