top of page

Gravatá promete entregar uma das maiores festas juninas de Pernambuco


Iniciado em 25 de maio, o Arraiá da Felicidade segue até 30 de junho, com apresentações gratuitas de nomes como Wesley Safadão, Nattan e Xand Avião em vários polos. Rede hoteleira opera com 100% de ocupação_

O feriadão junino bate na porta e Gravatá se prepara para entregar uma das melhores festas da história, com shows de grandes atrações nacionais, a exemplo de Wesley Safadão, Xand Avião e Nattan, e regionais, como Jorge de Altinho, Cristina Amaral e Irah, Caldeira, entre outros. Outras dezenas de artistas da terra brilham na programação junina e respondem por 70% do total de artistas e grupos, apresentando-se até 30 de junho.


Nesta sexta-feira, os shows começam às 18h30, no Polo da Sanfona, e às 19h, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. No sábado, o Mercado Cultural recebe os forrozeiros a partir das 12h30, para já esquentar para as apresentações da noite. No domingo, a véspera de São João, ápice da festa, haverá um esquenta especial no Polo da Sanfona, já a partir das 16h. Confira a programação completa no site www.gravata.pe.gov.br e no perfil @saojoaodegravata no Instagram.


“Desde o fim de maio que a cidade virou um grande arraial, recebendo os gravataenses e os milhares de visitantes no Mercado Cultural, nos polos itinerantes nos bairros e distritos e no Centro, no Pátio de Eventos. Temos orgulho de dizer que o São João de Gravatá é feito em grande parte com artistas da terra, que preenchem 70% da programação, e ao lado deles, temos os nomes nacionais, como Wesley Safadão, Nattan e Leo Santana. Não tenho dúvidas de que será o melhor São João da cidade”, afirma o prefeito Joselito Gomes.


O São João é a principal festa do Nordeste, responsável por aquecer a economia, o turismo e a cultura, e em Gravatá não é diferente. O município possui no turismo sua principal atividade geradora de renda, ao lado da construção civil. Para 2024, a estimativa é de que mais de 2 milhões de pessoas passem pela cidade durante todo o ciclo junino, num aumento de quase 50% em relação a 2023.


O turismo regional é o forte também no São João. O próprio pernambucano vem muito ao município, o que faz do Estado o principal mercado emissor de visitantes a Gravatá. Outros emissores são Paraíba, Alagoas, da Bahia e do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa realizada pela Empetur em 2022.


A rede hoteleira local, considerada a terceira maior do Estado, opera com expectativa de 100% de ocupação e a média de permanência dos turistas é de quatro dias no destino.


A cidade inteira está voltada para a temporada de forró: restaurantes e hotéis contratam funcionários extras, lojas expandem horários de funcionamento, e as cozinheiras tradicionais se voltam para a produção das comidas típicas, da pamonha e da canjica, tão representativas da gastronomia típica. O São João é o ápice da alta temporada do turismo e da economia local e, em 2024, a expectativa é de uma movimentação financeira de R$ 300 milhões. Devem ser criados também mais de 10 mil novos empregos diretos e indiretos, além de gerados mais de mil negócios informais só em junho.


Gravatá conta ainda com um polo consolidado de produção de decoração típica, que produz o ano inteiro e garante os balões e bandeiras de festas Brasil afora, mas principalmente no Nordeste. São várias lojas e pontos de vendas em toda a cidade, em especial à beira da BR 232, onde as pessoas param para garantir a decoração de suas festas e casas.


Confira toda a programação do São João de Gravatá 2024 – o Arraiá da Felicidade:


POLO PÁTIO DE EVENTOS CHUCRE MUSSA ZARZAR (a partir das 19h)

Av. Joaquim Didier, S/N, Centro.


21/06 - sexta: Wesley Safadão, Bell Marques, Deb Lima, Fagner Chagas

22/06 - sábado: Nattan, Nanara Bello, Juciê, João Lucas e Pedrinho

23/06 – domingo: Xand Avião, Felipe Amorim, Lipe Lucena, Myllena Dantas

28/06 – Jorge de Altinho, Márcia Fellipe, Capital do Sol, Faby Mel

29/06 – Léo Santana, Vicente Nery, Núzio Medeiros, Spok e Orquestra Forrobodó, Galeguinho de Gravatá


POLO DA SANFONA (a partir das 19h. Dia 23h, a partir das 16h)

Av. Joaquim Didier, S/N, Centro.

21/06 - Cristina Amaral, Don Tronco, Pau no Xote

22/06 - Edição especial: Forró do Esquenta - PV Calado, Edu Lira, Jailson Rosset

23/06 - Irah Caldeira, Vitor Lins, Trio pé de serra

24/06 - Clima Nordestino, Valdinho Paes, Anderson Alves

29/06 – Matheus Santos, Tavinho e Banda, Trio Pé de Serra


POLO MERCADO CULTURAL (das 12h30 às 18h30)

Rua Sérgio Loreto, S/N, Centro.

22/06 - sábado: Klarice Prado, Bruno Lima

Dia 23/06 - domingo: Lucas Pereira, Breno Lima

Dia 24/06 - segunda: Dênis e Forró Desassossego, Edilson Silva

Dia 29/06 - sábado: Renan Lima, Arrocha o Nó

Dia 30/06: Grande Encontro de Sanfoneiros de Gravatá


POLO SÃO JOÃO DA GENTE - COMUNIDADES

Tradicional São João nos bairros, com apresentações de quadrilhas, grupos de dança e forró pé de serra.

20/06 – Rua do Norte, São José, às 19h: apresentações Quadrilhas Farrear, Junina Traquejo, Portal do Agreste e Rastapé, Silvana Salazar e Mateus Vini.


POLOS EXTRAS

22/06 – sábado: Zabumbada da Serra. Cortejo saindo do Polo Moveleiro, às 15h, em direção à AABB. Evento de Gustavo Travassos, com apoio do município. Gratuito.

04/07 – quinta: Encontro de Quadrilhas, na Quadra do Povo, às 19h. Grande confraternização dos brincantes e da comunidade, encerrando o São João.


ARRAIÁ DA CRIANÇADA (16h30 às 21h)

Instalado na Av. Joaquim Didier, o espaço voltado à meninada funcionará das 16h às 21h, sob o comando da Secretaria de Ação Social e Juventude. Em paralelo à vila, será montada feira de artesanato com produtos de Gravatá.

21/06:

16h30 – Abertura da Vila Infantil

17h50 – Apresentação do Ballet do SCFV

19h – Apresentação de personagens infantis

22/06:

16h30 – Abertura da Vila Infantil

17h20 – Apresentação do Ballet do SCFV

17h30 – Apresentação de personagens infantis e sessão de fotos.

19h30 - Mamulengo

23/06:

16h30 - Abertura da Vila Infantil

17h20 – Apresentação do Ballet do SCFV

17h30 – Apresentação de personagens infantis e sessão de fotos.

19h30 – Mamulengo

28/06:

16h30 – Abertura da Vila Infantil

17h50 – Apresentação do Ballet do SCFV

18h – Mamulengo

19h – Apresentação de personagens infantis com sessão de fotos


29/06:

16h30 – Abertura da Vila Infantil

17h50 – Apresentação do Ballet do SCFV

19h – Apresentação de personagens infantis




Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page