top of page

Gravatá recebe municípios do Agreste e Zona da Mata Sul de Pernambuco para debater a violência contra a mulher



Dentro da programação da campanha nacional Agosto Lilás, a Prefeitura de Gravatá realizou o Encontro Intermunicipal de Centros de Referência da Mulher - CRM’s, na sexta, dia 16 de agosto, no auditório da Secretaria de Educação.


Na mesa, Valdéria Santana e Morgana Barros, coordenadoras do Agreste Meridional e do Agreste Central da Secretaria da Mulher de Pernambuco, respectivamente, além de Maria Margarete, assessora da deputada estadual Gleide ngelo, Fernanda Nóbrega, promotora de Justiça e atual vice ouvidora do Ministério Público de Pernambuco, e Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá.


Na plateia, representantes da Polícia Militar de Pernambuco e dos CRM’s das cidades de Belo Jardim, Caruaru, Catende, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Ribeirão.


Para Iracema Veloso, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Palmares, “sem sombra de dúvidas esse é um momento em que a gente vai ter trocas de experiências de nossos municípios e sair daqui mais fortalecidas para levar para nossos municípios ideias diferentes das quais já vivenciamos e praticamos em nossa cidade. Parabenizo pela iniciativa a prefeitura, a Secretaria da Mulher daqui da cidade de Gravatá. Foi de suma importância trazer esses outros municípios para a gente sair daqui mais aguerridas do que já somos”.


Fernanda Nóbrega vê o encontro como um fortalecimento das políticas públicas voltadas para o público feminino das cidades. “Primeiro lugar nós agradecemos o convite da Secretaria da Mulher do município de Gravatá para evento tão importante, porque o mês de agosto é dedicado à busca da efetivação de políticas públicas para as mulheres e hoje falando sobre violência contra a mulher a gente trouxe a questão dos centros de referência ou de atendimentos especializados e a necessidade de cada município ter o seu centro equipado, funcionando para que a gente possa garantir a essa mulher vítima de violência seu acolhimento interdisciplinar. Ou seja, que ela seja atendida por psicólogos, psiquiatra se necessário, por médico, por advogados, que ela tenha uma renda, possa ser direcionada a um curso ou uma atividade profissionalizante para que ela possa se manter e manter a sua família e para que ela não seja mais uma vítima fatal de violência contra a mulher ou para que ela deixe de ser vítima”.


Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, falou sobre o evento. “Gravatá, dentro dessa grade de atividades alusivas ao Agosto Lilás a gente entende como sendo muito importante chamar os municípios, promover esse encontro na perspectiva dos centros de referência e suas interfaces, com sistema de justiça, com garantia de direitos, com promoção de direitos e nesse encontro interagir, trocar experiências, apresentar experiências exitosas que podem ser replicadas em outros municípios, ouvirmos todas nós porque possibilita criarmos políticas efetivamente para a mulher a partir da realidade de nossa região. Para a gente é um momento muito valoroso em que o dia todo de hoje será dedicado a esse encontro, com palestras, rodas de diálogos, apresentação de experiências dos outros municípios. Esse dia de hoje é de uma riqueza sem precedentes no que consiste um debate muito expressivo e que tudo gira em torno da potência, da execução e elaboração da política da mulher”.


Agosto Lilás é uma campanha nacional que trabalha pelo fim da violência contra a mulher, pois marca o aniversário da Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, criada em agosto de 2006. A atual gestão da Prefeitura de Gravatá tem realizado trabalho permanente de valorização da mulher com políticas públicas colocadas em prática, como assessoria jurídica, psicológica e promoção de direito à liberdade financeira, com a realização de cursos voltados para a geração de renda.



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)






Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page