top of page

Gravatá foi a primeira cidade a servir a fondue no Brasil

Na terça-feira (11) se comemorou o dia da Fondue, mas você pode ser perguntar "não é o fondue"? Muita gente também pensa assim, mas a palavra francesa "fondue" é uma flexão feminina para o verbo "fundir", algo como "fundido" ou "derretido", portanto é a fondue


A fondue foi criada nos Alpes Suíços, local que fica muito frio no inverno e os moradores de lá não conseguiam descer para a cidade no inverno e como tinham sempre queijo, vinho e pão, pensaram em fundir a bebida com o queijo e mergulhar o pão. Assim, tinham uma fonte de proteína e gordura par aguentar o inverno rigoroso. A receita mais antiga encontra-se num livro de culinária de Zurique e data de 1699.


Mas agora outra curiosidade: você sabia que Gravatá foi a primeira cidade a servir fondue no Brasil em 1968? Sim, isso mesmo! Enquanto Gramado teve sua primeira fondue em 1º de julho de 1974, o pioneiro do turismo em Gravatá, o suíço José Luiz Truan , serviu a verdadeira primeira fondue do Brasil na cidade pernambucana em 26 de agosto de 1968, na inauguração da sua Taverna Suíça. Desde então, fondue se tornou cultura e alavancou o turismo local, trazendo para cá os apaixonados pelo prato criado no país europeu.


Hoje existem várias variações, como charbonnade (que é a fondue de carne ou outra proteína assada numa chapa de pedra), bourguignonne (que é a fondue de carne ou outra proteína assada por imersão em panela de óleo fervente) e as fondues doces (que podem ser de chocolate, doce de leite, rapadura ou outro doce).


Em Gravatá você vai encontrar todos ou um dos tipos de fondue nos seguintes restaurantes: Taverna Suíça Fondue House, Barito Fondue, La Fondue, Mania Caseira, Sr. Duque, Charque da Dona Neuza, Dona Severina, Arte Café Confeitaria, Doce Brownie. Comemore esse dia em um dos nossos restaurantes e seja muito feliz!


Informações SECOM - jorna Filipe Vasconcelos




bottom of page