top of page

Homenageada do Carnaval - Maria José de Arruda -Kalunga


A Prefeitura de Gravatá homenageou, nesta quarta-feira (12), Maria José de Arruda, mais conhecida como Kalunga, ícone da folia no município. O prefeito Joselito Gomes entregou a ela o certificado de foliã, reconhecendo sua trajetória e dedicação à cultura carnavalesca local.


Bastante feliz por ser a homenageada, Kalunga, disse: "Muita emoção, muita alegria, muita felicidade que eu nunca esperei isso, nunca tive isso, apesar de todos saberem que eu gosto de Carnaval, que eu amo Carnaval, mas ninguém nunca lembrou de mim para ter feito isso. Então só tenho que agradecer primeiramente a Deus, todo poderoso, segundo ao padre prefeito e a terceiro e a todos vocês. Que próximo ano eu esteja boa para pular o frevo junto com todos e viva o Carnaval”.


Wagner Ferreira, secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, comentou que: "Uma satisfação. A Prefeitura de Gravatá mais uma vez teve a iniciativa de homenagear uma foliã gravataense e Kalunga não poderia ser diferente. É uma pessoa que viveu grandes carnavais e brincou muito carnaval”.


O prefeito Joselito Gomes, recebeu Kalunga no Paço Municipal e para ele foi um momento honroso: "Recebi Kalunga, uma figura extraordinária, uma gravataense raiz que escolheu desde cedo o carnaval como sendo a sua festa mais importante e por isso ouvindo algumas pessoas chegamos a essa decisão de homenagear Kalunga no Carnaval 2025 em Gravatá. Foi um prazer para mim entregar a Kalunga esta homenagem que é de todo gravataense. Kalunga é uma pessoa que quando a gente olha pra ela, conversa com ela, sente que realmente ela vive por prazer, o prazer de viver, o prazer de se divertir, de brincar o carnaval. Então uma homenagem muito gratificante para ela, ela sim é merecedora e representa tantos outros foliões em nosso município. Parabéns Kalunga, parabéns Gravatá".



*Homenageada do Carnaval de Gravatá 2025: Maria José de Arruda – Kalunga:*


Nasceu em 11 de agosto de 1945, em Gravatá, onde também foi criada. Prestes a completar 80 anos, lembra com orgulho de sua trajetória. Desde a adolescência, ajudava seu pai no caminhão, sempre vestindo um macacão. Após se habilitar, passou a dar aulas de direção e, mais tarde, trabalhou como taxista por 15 anos. Viúva e mãe de três filhos – dois homens e uma mulher –, reside no município e está aposentada. Apaixonada pelo carnaval de rua, adora as antigas marchinhas e as orquestras de frevo que encantam a folia. Seus blocos favoritos são Mocidade em Folia, Saudade em Folia, Zé Pereira, Antiga Potroça e Amantes das Rosas, todos marcados por orquestras e passistas. O carnaval remete à sua adolescência e aos grandes carnavais de rua de antigamente.


Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)





תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג
bottom of page