Mestre Lula Gonzaga, Patrimônio Vivo de Pernambuco

O método OCA, criado pelo mestre Lula Gonzaga, patrimônio vivo de PE com especialização pela CAPES em cinema de animação da Yuguslavia, Praga e Tchecoslivaquia, tendo realizado mais de 500 oficinas no Brasil, especialmente no nordeste, sendo itinerantes e fixas em curta, média e longa duração.

Há 50 anos, realizou o primeiro desenho animado em Pernambuco em parceria com o jornalista Fernando Spencer. Na década de 70 foi trabalhar no Rio de Janeiro na loja de comerciais francesa, Persan Perran, volta para Recife e fez os primeiros desenhos animados comerciais na empresa Center e Cine Som para exibição na televisão, como: Mesbla, Fumo dubom , lojas, etc.


Participou do ciclo do super 8 em Recife, realizou filmes no Rio de Janeiro em 16 e 35mm como A Saga da Asa Branca com roteiro de Silvana Delacio, texto e narração de Humberto Teixeira e a cessão dos direitos autorais das músicas de Luiz Gonzaga, o filme Cotidiano com produção de Flávio Migliaccio, ambos os curtas metragens, exibidos nos cinemas antes dos longa metragens cumprindo a lei de obrigatoriedade de exibição dos curtas metragens, cuja receita do bordero do longa o percentual para o curta.


Nasceu em Recife na Iputinga, cresceu em Jardim Brasil, estudante escola pública, filho de dona de casa e barbeiro e servente no Tribunal de Justiça.

Ao retornar do estágio no leste europeu na década de 80 já com sua esposa e parceira no cinema de animação, Silvana Delácio, mudam o rumo de uma trajetória de cineasta autoral para cineasta social no propósito de oportunizar sua ferramenta de trabalho o cinema de animação oriundo de uma elite intelectual para crianças e jovens de escolas públicas em ampla expansão da democratização irrestrita deste conhecimentos técnico, tecnológico, artístico e cultural, criador do método OCA, que são oficinas de cinema de animação itinerantes e fixas num processo de pertencimento , libertação e mercado, formando a primeira geração de profissionais exitosos nesta área do cinema de animação. O método OCA é um instrumento de transformação social.

Em parceria com Silvana Delácio, roteirista, atriz e professora com especialização em Capacitação Pedagógica, cuja metodologia oportuniza além do ensino aprendizagem, liberta a criatividade da exclusão social, toca os corações para o cuidado dos outros, auto cuidado, eco cuidado.


Há 08 anos, o mestre Lula trouxe o método transformador para o MUCA, Museu de Cinema de Animação na cidade de Gravata no agreste Pernambucano, que trás a rota dos 50 anos do cinema de animação em Pernambuco, através do lúdico pedagógico e vivência sensorial cultural.

O primeiro museu de animação da América Latina. O MUCA foi uma iniciativa financiada pelos filhos Tiago e Leon para preservar e difundir a memória do mestre pernambucano.