País das Brincadeiras secdesisde de Gravatá com vivências nas artes circenses
- verasoutomaior
- 25 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
O último dia de País das Brincadeiras em Gravatá foi além das apresentações e espetáculos, com um mergulho no universo circense através das Vivências de Técnicas Circenses da Cia Brincantes de Circo, sob a coordenação de Boris Trindade Junior, proporcionando uma experiência lúdica e educativa que valoriza a tradição do circo.
As atividades envolveram crianças em práticas que, além da diversão, trabalharam coordenação motora, psicomotricidade, equilíbrio e, sobretudo, a noção de coletividade. Tudo com muita diversão e aprendizagem.
“A proposta é transformar o público de espectador em participante ativo, trazendo o lado lúdico do circo de forma acessível e encantadora”, explicou o coordenador da ação, Boris Trindade Júnior, conhecido como Bórica ou Palhaço Tapioca. Com 40 anos dedicados ao universo circense, Bórica assegurou também que a experiência vai além da técnica e se expande para a vida das crianças, com a oportunidade de experimentar a poesia do picadeiro, entre malabares, risos e descobertas coletivas.
Além disso, na lona também se apresentou O "Espetáculo HRWJXN! - Jogando com a Palhaçaria", que é um jogo de improviso teatral que utiliza a técnica da palhaçaria, inspirado no esporte e no espetáculo 'Jogando no Quintal’.
Na apresentação, os palhaços interagem todo o tempo com o público, que vai ao delírio em cada jogo desenvolvido.
Também se apresentou o "Referenciais do Fuzuê: Mestras, Mestres e Terreiros", que é um espetáculo do Grupo Fuzuê de Dança, e celebra e homenageia a cultura afro-brasileira através da dança, com o objetivo de documentar e pesquisar os saberes e rituais dos mestres e terreiros, resultando em uma apresentação artística que reflete essa pesquisa.
Finalizando o dia do País das Brincadeiras, a companhia Gravitá apresentou "Acroshow", um show de variedades circenses que combina alta performance, virtuosismo, humor, dança e palhaçaria. Apresenta diferentes artistas e números de acrobacias e saltos e alegrou as crianças.
*Fotos: Daniela Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe*



































Comentários