Por que aprender a ser egoísta é importante pra sua saúde mental? com o Psicólogo Shandy Gama


Calma, parece meio polêmico e até meio hipócrita tal questionamento né?! Mas eu vou explicar pra você como isso te ajudaria e muito!

Bom... pra começarmos você precisará entender os dois tipos de “egoísmo” criados e classificados por mim.

*Egoísta altruísta: Aquela pessoa que tem como característica ajudar o próximo, fazer o bem, promover ações solidárias... enfim. Mas porque essas pessoas seriam egoístas, se afinal elas pensam tanto no próximo? Exatamente! Perceba que no ato de fazer o bem ao próximo eu também estou ganhando e recebendo em troca, recebendo a felicidade alheia, o agradecimento, o elogio da minha boa ação, o reconhecimento nas redes sociais... enfim. “Ah mas então não devemos ser assim?” Mas é claro! Só estou demonstrando a vocês que ainda em atitudes como estas também estamos sendo egoístas ao esperar algo em troca, nem que seja o reconhecimento, e não há problema nenhum nisso, esse é o tipo de egoísmo que devemos alimentar cada vez mais na sociedade e não é nada pejorativo ser assim. Já o próximo tipo de egoísmo esse sim é pejorativo e devemos evitar na sociedade.

*Egoísta egocêntrico: Aquele que acredita que tudo gira em torno dos seus desejos, são pessoas que pouco se importam se vão acabar ferindo outras, machucando alguém, pra ele só interessa o seu prazer e desejo (como os psicopatas, por exemplo).

E aí, entendeu agora? Após entender qual tipo de egoísta é pejorativo e qual não é, agora você precisa entender o porquê de ser egoísta altruísta e se colocar sempre em primeiro lugar. Sendo bem direto você precisa entender que você não consegue auxiliar ninguém se você não está bem! Você não consegue trazer momentos felizes para alguém se você não está feliz, você não consegue dar amor pra alguém se você nem mesmo se ama, ou até mesmo emprestar dinheiro pra alguém se você não tem dinheiro! Entendeu novamente? Então aprenda já que não é nada negativo ou pejorativo ser egoísta e se colocar sempre em primeiro lugar (acima dos seus filhos e até mesmo dos seus pais) não porque você só pensa em si, mas sim porque você estando bem na sua saúde física, emocional, financeira e etc... aí sim você pode auxiliar da melhor maneira possível todos aqueles a quem você ama, então esteja sempre em primeiro lugar por você e por quem você quer fazer o bem!



Shandy Gama

Psicólogo Clínico

CRP; 02/19603

Pós graduado em TCC ( terapia cognitivo comportamental)

Hipnólogo

Contato; (81) 9.9909-0602 @shandygamapsicologia




Copyright © 2017 - verasoutomaior.com - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Viva Comunicação PE