top of page

Programa Elos de Convivência - Homens pelo fim da violência contra a mulher

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, lançou o programa Elos de Convivência - Homens pelo fim da violência contra a mulher, no Fórum de Gravatá, na tarde da terça (07), um trabalho realizado pela primeira vez por uma secretaria municipal no Brasil.


Na ocasião, houve a apresentação de um trecho do curta “O silêncio dos homens”, produzido pelo Instituto Papo de Homem, que trouxe uma reflexão sobre o uso da violência como afirmação da masculinidade.

Em Gravatá,12 homens, previamente selecionados pelo poder judiciário da cidade, vão participar de 10 oficinas.


Nadiedja Matias, diretora enfrentamento à violência Sec Mulher de PE, fala que esse programa vai mergulhar no íntimo do autor de agressão e buscar a origem do problema para que esse homem não repita o ciclo de violência. “O nome certo que eu tenho trabalhado é o autor da agressão, porque todo autor pode ser ou não. Todo autor pode deixar de ser e esse trabalho é super importante, porque quem é o principal autor da agressão: o homem. Então tendo esse programa hoje que está também na Lei Maria da Penha, é uma reeducação que faz parte da lei. Gravatá está de parabéns por essa sensibilidade e iniciativa. É importante o homem refletir sobre o que ele está fazendo. As mulheres têm vários espaços para refletir, empoderar-se, e o homem? Ele também precisa desse espaço. Se ele está sendo o autor da agressão, por quê? Por que ele mata? Esse programa vai trazer uma nova linguagem, pensamento e refletir para esse homem, que tem muito o que crescer, com certeza”.


De acordo com a promotora do MPPE, Cecília Tertuliano, “o sistema de justiça tem todo interesse em implementar projetos dessa natureza, que promovam a reflexão de autores de violência. Mas claro que a execução, o respaldo orçamentário, a formação de equipes depende muito da disposição governamental de realizar e pôr em prática esse tipo de projeto. Em Gravatá, o excelentíssimo prefeito teve esse olhar importante e abraçou o Termo de Cooperação Técnico com o MPPE para a execução desse projeto.


Ester Gomes, secretária da Mulher, explica como funciona o programa Elos de Convivência. “Esse projeto vem com uma proposta muito significativa, mais um componente de enfrentamento da violência contra a mulher e sobretudo pela sua condição de prevenção dessa violência. Hoje a gente mais uma vez registra um marco histórico na gestão do prefeito Joselito Gomes a junção de forças com o MPPE, o poder judiciário e outros tantos atores que se juntam a nós para fazer esse programa acontecer. O Elos se propõe a essa quebra do ciclo de violência e se a gente quebra esse ciclo a gente substitui por elo de amor, confiança e fazer com que essas mulheres se sintam mais seguras. Fazer com que a gente apresente para esses homens, a partir das oficinas que foram pensadas e elaboradas, que eles percebam e ressignifiquem suas posturas de violência contra essa mulher.


O prefeito Joselito Gomes, que é atuante no combate à violência de gênero, vê o programa Elos de Convivência como uma oportunidade para o agressor mudar a realidade de violência. “O objetivo desse programa é ter um olhar voltado para o agressor, as motivações que estão presentes para que este homem possa agir da forma que agiu ou está agindo. Importante é essa oportunidade para que você possa se reeducar. Falhas, erros, todos nós seres humanos temos. O bom é tomar consciência que se pode melhorar. Vários atores estarão participando, profissionais qualificados estarão ajudando nesse processo de recuperação dessas pessoas para que possamos num esforço contínuo zerar a violência que hoje infelizmente está em alta em relação à mulher”.


Informações SECOM

Fotos: Nilson Silva







Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page