Sabores Pernambucanos ganham destaque em novo Festival Cultural
- verasoutomaior
- 12 de nov.
- 2 min de leitura
De 21 a 23 de novembro, o Recife Antigo será o epicentro de diversas linguagens como arte, empreendedorismo, entretenimento e gastronomia em um só evento no mais novo festival cultural de Pernambuco. É o Recife Mundo Mix, inspirado na pluralidade do povo pernambucano, que se denomina um manifesto que celebra a mistura como essência da cultura. E nessa perspectiva o festival presta homenagem à guardiã do sabor pernambucano, Otília Pereira, em um tributo à lendária criadora do emblemático “Buraco de Otília”, ponto de encontro de artistas e boêmios.
Sua história atravessa gerações e simboliza a força da gastronomia popular como expressão de cultura e resistência. Por isso, durante os 3 dias do festival, Otília será lembrada como a mulher que fez da cozinha um palco de acolhimento e identidade, reforçando o poder da comida de unir pessoas e contar histórias do Recife, sob a curadoria gastronômica do Chef Everton Teixeira, natural de Salgueiro. O chef é o curador do polo Sabores Recifenses, que valoriza a culinária como expressão cultural e memória afetiva.
Com experiência em restaurantes renomados e atuação docente, Everton propõe uma cozinha feita de histórias, afeto e identidade. Durante o festival, ele comandará experiências gastronômicas que unem tradição e criatividade, destacando ingredientes regionais e homenageando grandes nomes da gastronomia pernambucana.
Com incentivo do Governo Federal através do Ministério da Cultura – MINC, o mais novo Festival Cultural de Pernambuco tem a proposta de reunir em um só espaço todo o mix da cultura popular pernambucana, em uma ação cultural onde a arte, a música, a moda, a gastronomia, o empreendedorismo e cidadania se encontram promovendo conexões entre criadores, empreendedores e o público em geral. O evento, que movimentará três dias inteiros de programação gratuita, conta com apoio da Prefeitura do Recife, através do RECENTRO, da SETUR - Secretaria de Turismo, do PRODARTE, da Secretaria de Empreendedorismo e da EMPETUR, além de diversas instituições parceiras.
Recife e imagem: Chef Everton Teixeira





Comentários