Secretaria da Mulher promove Live "Diálogo Mulher Gravatá"


A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Mulher, em parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP), realizou um seminário, na última quinta-feira (29), no qual foi abordado o tema: Conhecimento e Empoderamento da Mulher.


O seminário foi conduzido pela vice-presidente do IMP, Regina Célia, a coordenadora jurídica do IMP, Amabel Pessôa e a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, com a participação especial e inspiradora de Maria da Penha, a qual deu seu nome à Lei 11.340/06, simbolizando sua incansável luta por busca de justiça, diante das violências e tentativas de assassinato sofridas.


A Lei 11.340/06 foi criada para garantir os direitos de milhares de mulheres que são vítimas de violência no Brasil.


É de suma importância dialogar sobre temas tão relevantes e sempre necessários, que se fazem urgentes e fortalecem a busca por uma sociedade mais igualitária em seus direitos.


A coordenadora jurídica do IMP, Anabel Pessôa, fala da falta de capacitação no atendimento à mulher quando procura esse serviço: “Nós atendemos no Brasil inteiro e atendemos também mulheres brasileiras no exterior, e é muito triste algumas vezes não finalizar pela falta de consciência e da capacitação do profissional que está lidando com a ponta de lança. Falar de mulher é falar multidisciplinar, é você falar com a Secretaria Municipal de Educação, de Saúde, de Assistência Social e de Segurança Pública também. A mulher não se resume apenas à Secretaria da Mulher, e sim um contexto mais amplo se faz necessário neste momento”.


Dando continuidade e compartilhando do mesmo pensamento da coordenadora jurídica, a convidada especial, Maria da Penha, fala: “Eu fico muito triste com a falta de capacitação dos grupos que atendem às mulheres que sofrem violência e eu acho importante sim essa capacitação a nível superior, porque muitas vezes existe o conhecimento da matéria, mas não se sabe cuidar da pessoa que precisa. Eu fico com a máxima de que a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Esta é uma reflexão para que a gente possa modificar nossa sociedade, precisamos saber cuidar e respeitar todas as pessoas. Quero agradecer a todos por terem participado desse encontro e parabenizar o município de Gravatá. Agradeço à Ester Gomes pelo que tem feito e à gestão do município. Com certeza vai fazer a diferença dentro de muitos municípios que dedicam esta atenção à mulher do município de Gravatá. Parabéns a vocês!”.


Regina Célia, vice-presidente do IMP, destaca a busca pela sensibilidade com essa luta: “No radar de cada uma aqui eu acredito que existe uma grande diversidade, mas o nosso alvo é um só: por uma humanidade de paz, sem violência para todas as mulheres. Agradeço à minha amada amiga Maria da Penha, à minha amada amiga Anabel Pêssoa, quero agradecer a você Ester Gomes, à todas as mulheres representantes de Gravatá, cidade linda do meu estado, a qual eu tanto amo e às defensoras que participaram deste momento”.


Ester Gomes, secretária da Mulher, bastante emocionada, agradeceu a presença de todos e reafirmou a importância da luta e papel da mulher: "Reafirmo a importância do papel da mulher, buscar fortalecimento e sobretudo alcançar outras tantas mulheres através de nossas falas, posturas, e iniciativas porque é nossa missão. Aproveito para agradecer ao IMP, mulheres aguerridas que contribuíram e que fazem o que há de melhor para que o Instituto possa realizar seu trabalho mesmo com adversidades, mas sobretudo com garra e disposição. Quero saudar as pessoas que compõem a Secretaria da Mulher e à Gestão Pública de Gravatá, na pessoa de Padre Joselito, que é extremamente sensível às nossas causas e é comprometido e unido a uma força. Nesse momento, já nos revestimos de força e com a presença de Maria da Penha só redobra e nos alimenta todos os dias”, destacou.


A transmissão ocorreu de forma remota pela plataforma de vídeo Zoom devido à pandemia da COVID-19

Ester Gomes - Secretária da Mulher

Maria da Penha - convidada especial

Anabel Pessôa - Coordenadora do IMP



Regina Célia - vice presidente do IMP