top of page

Sessão Solene na Alê marca os 27 anos da Defensoria Pública de Pernambuco

  • Foto do escritor: verasoutomaior
    verasoutomaior
  • 6 de jun.
  • 2 min de leitura

Na noite desta segunda-feira (02), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou uma sessão solene em homenagem aos 27 anos da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), que serão oficialmente completados no próximo dia 9 de junho. O evento, proposto pelo deputado estadual Rodrigo Farias, vice-presidente da Alepe, reuniu defensores públicos, representantes do sistema de justiça, autoridades e convidados para celebrar a trajetória da instituição, referência na garantia de direitos e no acesso à justiça para quem mais precisa.


Durante a cerimônia, o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas, destacou o papel da Defensoria na construção de uma sociedade mais justa e cidadã.

“A Defensoria Pública de Pernambuco tem sido protagonista na efetivação dos direitos constitucionais, assegurando uma defesa jurídica qualificada, gratuita e humanizada. Esse reconhecimento fortalece nossa missão de ser ponte entre os direitos e os cidadãos que mais precisam”, afirmou.


O deputado Rodrigo Farias ressaltou a relevância da instituição para o estado.

“A Defensoria Pública de Pernambuco é um verdadeiro pilar de cidadania e justiça social. Esta homenagem é um reconhecimento público ao trabalho de homens e mulheres que fazem da instituição um instrumento essencial para garantir direitos e transformar vidas”, destacou.


Avanços e Conquistas


A solenidade também foi marcada pelo reconhecimento dos avanços recentes da DPPE, como a ampliação dos núcleos especializados — a exemplo do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher e do Núcleo de Defesa dos Profissionais da Segurança Pública —, além do crescimento no quadro de defensores públicos e dos investimentos em infraestrutura.


Outro ponto de destaque foi a modernização dos atendimentos por meio de plataformas digitais, que têm ampliado o acesso à justiça, especialmente em regiões rurais e comunidades vulneráveis.


Homenagens


Nove defensoras e defensores públicos foram homenageados pela contribuição na construção da história e no fortalecimento da Defensoria ao longo de seus 27 anos: Nilma Campos, Nilza Campos, Maria do Socorro Muniz, Margarida Cardoso, Francisco Jairo, Geraldo Delmas, Lúcia Helena, Naura Reis e Francinete Barros.


Presenças


A mesa solene foi composta pelo defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; pelo deputado estadual Rodrigo Farias; pelo desembargador Eduardo Sertório, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); pelo procurador-geral do Recife, Pedro Pontes, representando o prefeito João Campos; pela promotora de Justiça Isabela Bandeira, representando o Ministério Público de Pernambuco (MPPE); pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Ricardo Alexandre; por Fernando Mendonça, presidente da Associação dos Empresários do Brasil (AEBR); e pela vereadora do Recife, Flávia Nadegi.


Compromisso com o futuro


A poucos dias de completar 27 anos, no dia 9 de junho, a Defensoria Pública de Pernambuco reafirma seu compromisso com a promoção da cidadania, da inclusão social e da justiça, fortalecendo sua atuação como porta-voz dos direitos e da dignidade da população pernambucana.


Assessoria de Imprensa:Jorna Dany Amorim


ree
ree
ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page