top of page

Tardes no Polo foi sucesso em sua primeira edição


Gravatá não é um destino turístico apenas para ser visitado e recordado, mas para ser vivido. Por isso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer - SECTURCEL, deu início ao projeto Tardes no Polo, que fecha a Rua Duarte Coelho (Polo Moveleiro) para pedestres e proporciona uma tarde e noite de lazer, gastronomia, música e cultura.


A primeira edição do programa ocorreu no sábado (27) e contou com exposição de carros antigos, clássicos e tunados; recreação para crianças; três palcos distribuídos ao longo da rua com shows de Tio do Acordeon, Elton Silva Sax e Paulo Taciano com a banda Roadstar; além de que os estabelecimentos de gastronomia foram convidados a colocarem mesas nas calçadas e a rua virou, realmente, um grande calçadão.


Os lojistas ficaram muito satisfeitos com o evento, a exemplo de Beto Bezerra, proprietário da loja Despensa. Ele afirma que ”o sentimento é de que foi muito válido, o evento foi muito bom, a rua realmente movimentou bastante e eu acho que só teve a gente a lucrar, foi muito bom, eu nunca vi tanta gente nessa rua, foi bem movimentado. Tem muita gente que não conhecia algumas lojas aqui por receio de vir no Polo, mas através do evento vieram e conheceram, porque aqui é geralmente mais o pessoal que vem de fora, mas hoje muita gente da cidade conheceu muitos conceitos de comércio daqui. A nossa loja é muito conhecida pelos doces caseiros, pimentas e bolos regionais.”


O sucesso foi notório: aproximadamente 100 veículos foram expostos e vieram de várias partes do estado, a exemplo do Pesqueira Club Cars e do Garagem 90 - Caruaru.


Márcio Santana, expositor, que faz parte do Garagem 90, fala da sua percepção sobre o evento. ”Isso é muito importante para a gente que se dedica, tanto a colecionar, quanto restaurar e se envolver nesse meio automotivo que chegou a ser um pouco esquecido. Hoje tá voltando à tona, estão sendo trazidos mais eventos em várias cidades e em Gravatá não é diferente, que já tem eventos conhecidos, famosos aqui no estado de Pernambuco, voltados para essa área, grandes colecionadores aqui em Gravatá com carros que não tem em lugar nenhum de Pernambuco e a gente faz questão de sempre estar aqui.”


Muitas pessoas passaram pelo Polo no sábado, a exemplo do engenheiro de automação industrial Daniel Simões que aproveitou o momento com a família. Ele afirma que ”eu acho uma iniciativa interessante, até pra dar uma visão diferente a essa área que tem um potencial turístico muito grande e não era tanto explorado. Essa iniciativa de tornar a rua para pedestres é uma valorização da própria cidade e aumenta a possibilidade do turista conhecer as lojas dessa região, porque quando você passa de carro, às vezes passa rápido e não percebe o potencial que aqui tem, além de curtir uma tarde agradável dessa, é uma coisa boa. Parabéns para a prefeitura por essa iniciativa.”


À frente da pasta do Turismo, o secretário da SECTURCEL, Jaime Prado, dá informações sobre o projeto. ”Estamos aqui seguindo a orientação do nosso prefeito Joselito que é de movimentar nossa cidade, que é um destino turístico do Agreste de Pernambuco. A intenção é mexer com a sociedade, dar um atrativo aos nossos visitantes diferenciado. Teremos aqui, todo o último final de semana de cada mês, uma atração polo e os outros acessórios que seriam música, recreação para as crianças e os bares nas calçadas ao longo da via. A ideia é que tenhamos mais um motivo para que gravataenses e visitantes venham curtir nossa cidade.”


Joselito Gomes, prefeito do município, participou do evento e estava bastante animado em ver o sucesso de algo pensado para gravataenses e visitantes. Ele destaca que ”é uma experiência já positiva, porque o Polo Moveleiro é a porta de entrada para a cidade de Gravatá. As pessoas gostam de estar aqui circulando, comprando, tomando um café, batendo um papo e todo final de mês teremos aqui, no Polo Moveleiro, um seguimento diferente para que as pessoas estejam visitando, além da boa música e o espaço que é importante para nossas crianças, que também são bem-vindas e encontrarão aqui tudo aquilo que elas desejam para se divertir. Esse projeto vem revolucionar e dar visibilidade ao potencial turístico de Gravatá. O trabalho continua e avança, porque nosso compromisso é com as pessoas.”


O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, da equipe das Secretarias de Saúde e de Indústria e Comércio, bem como dos Bombeiros Civis. Estiveram presentes os secretários de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, de Saúde, Anderson Oliveira, e a chefe de Gabinete, Liliane Costa.


Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Fotos aéreas: Eliese Henrique








bottom of page