Dicas com a Nutricionista Riso Calazans

Os adoçantes naturais são as melhores opções para substituir o açúcar refinado, conheça mais sobre eles:


Stevia

A stevia (esteviosídeo), adoçante natural extraído de uma planta chamada Stevia rebaudiana, de origem latino-americana, é um dos melhores adoçantes para substituir o açúcar refinado. É utilizada há muitos anos pelos índios guaranis para conferir o sabor doce aos chás. A stevia não fornece calorias e tem o poder para adoçar 300 vezes maior que o açúcar.

👉🏿Além de ser consumida como adoçante de mesa – para adoçar café, sucos ou chás – a stevia também é usada pela indústria na fabricação de produtos, como doces, bebidas, goma de mascar e iogurtes.


Benefícios da Stevia

*Adoçante natural

*Não calórico

*Não cariogênico (não favorece o aparecimento de cáries)

*Possui estabilidade no aquecimento

*Contribui para reduzir o consumo de açúcar

*Pode ser consumida por pessoas com fenilcetonúria


De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão segura recomendada de stevia é de 4g/kg/dia. Dentro desse limite, a stevia não apresenta contraindicações ou efeitos colaterais, por isso, pode ser consumida por todos.


Xilitol

É obtido a partir da hidrogenação do monossacarídeo xilose. Ótima opção para substituir o açúcar, pois é nutritivo e oferece muitos benefícios para a saúde. O xilitol é um pó branco, com sabor doce e poder adoçante bem próximo da sacarose. Pode ser utilizado por diabéticos, pois contém baixo índice glicêmico. Além disso, destaca-se por ajudar a reduzir a incidência de cáries e a remineralizar os dentes.


Benefícios do xilitol

*Possui baixo índice glicêmico

*Pode ser usado por diabéticos

*Tem poucas calorias

*Pode ajudar no controle do colesterol

*Auxilia no tratamento de doenças respiratórias

*Recomenda-se consumir, no máximo, 60g de xilitol por dia. Acima disso, ele pode ter efeito laxativo.


Manitol

Extraído de algas marinhas e vegetais, como a beterraba. Também é obtido a partir da glicose e da hidrólise do amido. O manitol deve ser consumido com moderação, pois ajuda a estimular a produção de insulina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dose diária recomendada para o consumo de manitol até 150mg/kg de peso. Em excesso, ele pode causar diarreia.


Benefícios do manitol

*Adoça até 70% mais do que a sacarose

*Pode ser levado ao fogo


Sorbitol

É encontrado nas frutas, como maçã e ameixa, e nas algas marinhas, mas também é obtido do açúcar invertido e do amido. É menos calórico do que o açúcar branco e adoça até 50 vezes mais.


Benefícios do sorbitol

Usado para adoçar gomas de mascar e geleias

*Pode ser levado ao fogo

*Assim como o manitol, o sorbitol deve ser consumido com moderação, já que pode causar desconforto abdominal.

Riso Calazans - Nutricionista - Clínica estética e esportiva CRN-6: 15610

Atende na Uniclínica Gravatá

(81) 3533-6218 Cel (81) 9.9229-5487



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