top of page

Falando em Saúde com Dr. Sidney Ribeiro

A Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. Onde existem dois tipos de Hemofilia: A e B. A Hemofilia tipo (A) ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a Hemofilia (B), por deficiência do fator IX.


Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade depende da quantidade de fator presente no plasma, que é o liquido que representa 55% do volume total do sangue.


Por exemplo: Quando cortamos alguma parte de nosso corpo e começa a sangrar,ocorre a transformação do fibrinogênio em fibrina insolúvel com a interferência de uma enzima proteolítica (trombina), que se origina da protrombina (fator II). Esse processo é chamado de coagulação, as pessoas portadoras da Hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal. O portador de Hemofilia deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.



Dr Sidney Ribeiro

CRM 24640

Diretor médico do Hospital Jesus Pequenino em Bezerros

Diretor médico da Unidade Mista São José em Bezerros

Médico plantonista no Hospital Regional de Palmares

Sócio diretor do Cartão de Benefícios Consultfácil




bottom of page