top of page

MAIO : Mês de conscientização sobre o LÚPUS com a Dra Carol Lyra

Doença inflamatória, crônica, auto imune e não contagiosa. Sua incidência é bem maior em mulheres (90, 7%) que em homens e no Brasil, apesar de números incertos, estima-se que cerca de 70 mil pessoas tenham a doença. O sistema imunológico de forma desordenada, age produzindo anticorpos que deterioram células da pele, rins, pulmões, coração, cérebro, sangue e articulações.


Existem 4 tipos da doença: *Lúpus Discóide ( Pele ) *Lúpus Eritematoso Sistêmico *Lúpus Induzido por drogas *Lúpus Neonatal


A sintomatologia é ampla e os principais sintomas variam de paciente para paciente e incluem : Fadiga, Febre, Lesões de pele (Rash Cutâneo ), Sensibilidade ao sol, Dores Articulares, Queda de Cabelos, Rigidez Muscular, Dores de Cabeça, Úlceras na cavidade oral, Dor no peito, Dificuldade para respirar, Linfonodos aumentados, Mal estar geral, dentre outros.

Ainda não existe cura, mas o tratamento inclui mudança de hábitos de vida( evitar o sol; manter alimentação balanceada; evitar excesso de peso, sal e bebidas alcoólicas; praticar exercícios físicos e não fumar). O uso dos imumosupressores e corticóides são rotina e as revisões médicas devem ser rigorosas. O especialista responsável pelo diagnóstico e condução dos casos é o Reumatologista, entretanto, devido a gravidade da doença, os pacientes são conduzidos por equipe multidisciplinar.

CAROLINA LYRA Médica Tocoginecologista e Fetóloga pela AMB/FEBRASGO - RQE n° 4940 CREMEPE - 10.459


Atendimentos em Palmares, Caruaru, Cupira e Catende ZAP INFORMAÇÕES 081 994357828

@carolinanlyra


bottom of page