Segundo a Organização Mundial da Saúde, distúrbios do sono afetam 40% dos brasileiros.
Dormir bem significa qualidade de vida e manutenção da saúde. Uma boa noite de sono auxilia,por exemplo, na perda de peso. Ao dormir, o corpo continua em atividade, quando ocorre um processo de memória e de ativação de hormônios, como o hormônio do crescimento.
Se uma pessoa dorme adequadamente, todos os processos orgânicos acontecem naturalmente, o organismo se fortalece, e o sistema imunológico passa a protegê-la melhor contra qualquer tipo de doença. Noites reparadoras de sono podem: retardar o envelhecimento; prevenir doenças neurológicas e físicas; promover a beleza; não há desgastes físicos e mentais; possibilitar maior rendimento nas atividades pessoais e profissionais, etc.
😨Estudos realizados pela OMS apontam que 40% da população brasileira têm algum problema com o sono!
O ideal é dormir durante 7 ou 8 horas seguidas, sem interrupção. Uma curiosidade é que, segundo pesquisas na área, a quantidade de horas dormidas varia de acordo com o sexo. As mulheres dormem menos que os homens e, normalmente, por diversos motivos, têm mais chance de sentir dificuldade para dormir.
O interessante também, segundo especialistas, é não dormir num ambiente barulhento e com muitos equipamentos eletrônicos, mesmo que permaneçam desligados. Porque as ondas eletromagnéticas durante o uso dos aparelhos podem ficar impregnadas no ambiente, dificultando o relaxamento cerebral.
Segundo Corintho Viana, otorrinolaringologista. os principais distúrbios do sono, passam muito pelos respiratórios, incluem Ronco; Apneia (pausa na respiração); hipopneia, síndrome de resistência das vias aéreas superiores, passando por outros transtornos que podem decorrer desses, como insônia, fibromialgia (devido ao sono pouco reparador), bruxismo (pressão no maxilar), entre outros.
コメント